O melhor pedaço da Maçã.

Review: iLearnGuitar, pra quem quer aprender a tocar violão/guitarra no iPhone/iPod touch

Ícone do iLearnGuitar

Galera, me chamo Filipe e fui convidado pela Larissa Herbst para fazer o review do app iLearnGuitar para o MacMagazine. Gostaria de agradecer a oportunidade de expor minha opinião por aqui; espero que gostem! 😉

Publicidade

· · ·

por Filipe Ferraz Delbel

Primeiramente, devo dizer que gostei muito da interface do iLearnGuitar: ela é bastante amigável e a ideia é ótima. Acredito que a forma como os acordes são demonstrados é extremamente intuitiva e pode ser de grande ajuda para músicos iniciantes. Sobre a funcionalidade, não consegui me adaptar com sua utilização e talvez a escolha das músicas cujas cifras ele traz não passem uma impressão tão boa quanto sua interface.

Publicidade

Ícone do iLearnGuitar no iPod touch

O iLearnGuitar é bem simples de usar: o braço do violão de cima exibe o acorde que está sendo tocado; a barra logo abaixo dele é o tempo que deve permanecer no acorde; o braço do violão de baixo é o próximo acorde a ser tocado; e há também uma barra com o progresso da música e um botão para tocar e parar.

Ícone do iLearnGuitar no iPod touch

Publicidade

Musicalmente falando, na faixa de exemplo “Rude e a Lambreta” é possível notar que a mudança de acorde em alguns momentos está adiantada, e, em outros, atrasada. Notei também que as notas estão corretas, porém com digitação diferente da que está sendo tocada na música e o resultado é um som distinto do que se ouve na versão original.

Tentei tocar uma música listada com cor diferente e obtive a seguinte mensagem:

Publicidade

Ícone do iLearnGuitar no iPod touch

A critério de teste, adicionei a música “Pennyroyal Tea”, do Nirvana, à minha biblioteca do iTunes e a transferi para o iPod, porém ela não foi reconhecida pelo programa — não sei se há a necessidade de comprá-la diretamente pelo iTunes, uma vez que a minha foi ripada do CD.

Ícone do iLearnGuitar no iPod touch

Após usar um pouco o iLearnGuitar, pude perceber que a proposta do app é bacana e a interface é show de bola, porém achei-o pouco funcional na versão 1.0, o que pode mudar em futuras atualizações. Se vale a sugestão para o desenvolvedor, acredito que seria legal ter a opção de exibir apenas os acordes atuais em tela inteira — com o iPhone deitado —, em vez de exibir sempre dois braços do violão com o iPhone de pé; adicionalmente, talvez fosse bom mostrar a letra da música com a cifra avançando automaticamente. Pra finalizar, quem está começando a aprender poderia se beneficiar muito de uma opção para diminuir a velocidade da música.

O iLearnGuitar é gratuito na App Store (8,4MB) e requer o iOS 3.1.2 ou superior de iPhones/iPods touch, podendo funcionar ainda no modo de compatibilidade de iPads. A versão 1.1 traz como novidade alguns trechos de músicas para o caso de você não ter nenhuma das canções listadas por ele.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Fabricantes de smartphones são processadas por suposta inventora da função “wireless mail”

Próx. Post

Phone Disk é mais um aplicativo que acessa seu iPad/iPhone/iPod touch como um drive externo no Mac [atualizado]

Posts Relacionados