Galera, me chamo Filipe e fui convidado pela Larissa Herbst para fazer o review do app iLearnGuitar para o MacMagazine. Gostaria de agradecer a oportunidade de expor minha opinião por aqui; espero que gostem! 😉
· · ·
porPrimeiramente, devo dizer que gostei muito da interface do iLearnGuitar: ela é bastante amigável e a ideia é ótima. Acredito que a forma como os acordes são demonstrados é extremamente intuitiva e pode ser de grande ajuda para músicos iniciantes. Sobre a funcionalidade, não consegui me adaptar com sua utilização e talvez a escolha das músicas cujas cifras ele traz não passem uma impressão tão boa quanto sua interface.
O iLearnGuitar é bem simples de usar: o braço do violão de cima exibe o acorde que está sendo tocado; a barra logo abaixo dele é o tempo que deve permanecer no acorde; o braço do violão de baixo é o próximo acorde a ser tocado; e há também uma barra com o progresso da música e um botão para tocar e parar.
Musicalmente falando, na faixa de exemplo “Rude e a Lambreta” é possível notar que a mudança de acorde em alguns momentos está adiantada, e, em outros, atrasada. Notei também que as notas estão corretas, porém com digitação diferente da que está sendo tocada na música e o resultado é um som distinto do que se ouve na versão original.
Tentei tocar uma música listada com cor diferente e obtive a seguinte mensagem:
A critério de teste, adicionei a música “Pennyroyal Tea”, do Nirvana, à minha biblioteca do iTunes e a transferi para o iPod, porém ela não foi reconhecida pelo programa — não sei se há a necessidade de comprá-la diretamente pelo iTunes, uma vez que a minha foi ripada do CD.
Após usar um pouco o iLearnGuitar, pude perceber que a proposta do app é bacana e a interface é show de bola, porém achei-o pouco funcional na versão 1.0, o que pode mudar em futuras atualizações. Se vale a sugestão para o desenvolvedor, acredito que seria legal ter a opção de exibir apenas os acordes atuais em tela inteira — com o iPhone deitado —, em vez de exibir sempre dois braços do violão com o iPhone de pé; adicionalmente, talvez fosse bom mostrar a letra da música com a cifra avançando automaticamente. Pra finalizar, quem está começando a aprender poderia se beneficiar muito de uma opção para diminuir a velocidade da música.
O iLearnGuitar é gratuito na App Store (8,4MB) e requer o iOS 3.1.2 ou superior de iPhones/iPods touch, podendo funcionar ainda no modo de compatibilidade de iPads. A versão 1.1 traz como novidade alguns trechos de músicas para o caso de você não ter nenhuma das canções listadas por ele.