O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Review: um passeio mais aprofundado pelo aplicativo Sonora para iOS, do portal Terra

Ícone do Sonora

Há pouco mais de um mês, noticiamos aqui no site o lançamento da primeira versão do aplicativo Sonora para iPhones/iPods touch. Na ocasião, fizemos uma avaliação superficial do app desenvolvido pelo Terra, até porque não tínhamos uma conta do Sonora Clube à nossa disposição.

Publicidade

Prontamente, fomos contatados pelo Lúcio Schneider, diretor de produtos do Terra e responsável pelo Sonora. Ele nos contou que uma nova versão do aplicativo estaria sendo enviada em breve para a Apple e que nos cederia uma conta para testes, assim que ela estivesse disponível. E aqui estamos, finalmente! 😉

Sonora 1.1.0 no iPhone Sonora 1.1.0 no iPhone Sonora 1.1.0 no iPhone

O Sonora 1.1.0, já disponível na App Store, permite que usuários ouçam músicas com o iPhone travado e/ou em modo silencioso, traz um novo layout de buscas, botão com informações sobre as músicas em execução no player, cadastro grátis para novos usuários e diversas correções de bugs e aprimoramentos em performance.

Em nossos testes, constatamos claramente todas essas melhorias — apesar de ainda enfrentarmos uma instabilidade aqui e ali. Numa conexão Wi-Fi, usar o Sonora é um prazer; em 3G ele também é bastante satisfatório, mas a experiência já não fica mais tão ágil.

Publicidade
Sonora 1.1.0 no iPhone Sonora 1.1.0 no iPhone Sonora 1.1.0 no iPhone

Na tela de configurações do Sonora, fomos capazes, agora, de selecionar a opção de streaming em alta qualidade — o que acabou com nossas reclamações sobre a baixa qualidade das músicas ouvidas por lá. Além disso, o app permite que o usuário habilite o download de músicas via 3G — o que só é recomendado se você tiver um plano de dados ilimitado, é claro.

Aliás, por falar em download de músicas, eis a grande vantagem de ser um assinante do Sonora Clube (que custa R$25 mensais): você pode baixar quantas músicas quiser pelo portal e armazená-las localmente no seu gadget. O aplicativo Sonora ainda precisa ser aberto para você ter acesso a elas, mas ele não requer mais uma conexão à internet para isso.

Publicidade
Sonora 1.1.0 no iPhone Sonora 1.1.0 no iPhone Sonora 1.1.0 no iPhone

A área Rádios do Sonora é superbacana, bem dividida em estilos musicais dos mais diversos. Criar uma playlist é tarefa para um simples toque, e aí você pode organizá-la do jeito que bem entender. Também é muito fácil conferir artistas, álbuns ou músicas similares às que você estiver ouvido.

A Busca funciona muito bem e conta com filtros por artista, álbum ou música. Na parte inferior da tela, você também tem acesso aos rankings de canções mais populares do Sonora. O Meu Sonora é criado por você mesmo, a partir dos seus gostos pessoais.

Sonora 1.1.0 no iPhone Sonora 1.1.0 no iPhone Sonora 1.1.0 no iPhone

Infelizmente, ainda não foi no update 1.1.0 que o Sonora foi adaptado para o iOS 4. Embora rode perfeitamente na última versão do sistema operacional móvel da Apple, ele não usufrui das capacidades do novo firmware — ou seja, você não pode fechar o app e fazer outras coisas enquanto ouve músicas por lá. A falta é bastante grande, mas deverá ser sanada em breve.

O Sonora requer o firmware 3.0 ou superior de iPhones/iPods touch e não custa nada na App Store (9,5MB).

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iPhone na China

China autoriza venda de iPhones com Wi-Fi

Próximo Artigo

Mais um motivo pra você odiar sua conexão com a internet: o YouTube agora tem vídeos em resolução 4K

Posts Relacionados