O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Bloqueio do Skype no fring é mais sério do que se imaginava; empresas poderão ir à justiça [atualizado]

Skype bloqueia fring

Inicialmente pensávamos ser algo temporário, mas hoje a fring anunciou que a Skype de fato bloqueou o acesso à sua rede pelo aplicativo, ameaçando entrar na justiça contra ela. Embora o fring já oferecesse suporte à rede Skype há quatro anos(!), foi somente com a atualização para o iPhone 4 (adicionando vídeo-chamada à la FaceTime) que a situação ficou ruim por lá.

Publicidade

Skype bloqueia fring

“Estamos desapontados que a Skype, uma vez proativa na causa de abertura, está agora tentando definhar a concorrência, mesmo em detrimento dos seus próprios usuários”, afirmou Avi Shechter, cofundador e CEO da fring. “Pedimos desculpas a nossos usuários pelo impacto das ações da Skype e ficaremos contentes em reconectar com o Skype assim que a Skype voltar atrás em sua decisão. Acreditamos em abertura de comunicação e sabemos que usuários continuarão a votar com seus telefones celulares — optando pela inovação, clareza, honestidade e abertura da fring.”

Num post mais informal no seu blog oficial, a fring afirma que a Skype “tem medo de comunicação móvel aberta” e a chama de “covarde”.

Publicidade

No outro lado da moeda, uma porta-voz da Skype afirmou ao TechCrunch que sua empresa há tempos vem tentando normalizar a licença e termos de uso do Skype pelo fring, e que a desativação da rede Skype no aplicativo não foi tomada por ela, e sim pela própria fring.

Algo me cheira muito estranho nessa história…

Atualização

Recebemos uma declaração oficial da Skype:

A Skype realizou uma série de conversas com a fring por acreditarmos que a empresa não estava cumprindo com os nossos Termos de Uso e Acordo de Licença para Usuários Finais de Interface de Programação de Aplicativos. A Skype está decepcionada com o fato de não ter sido possível alcançar uma solução amigável. Não são verdadeiras as afirmações da fring de que a Skype bloqueou a empresa. Foi uma decisão da fring retirar a funcionalidade Skype.

A Skype encoraja a abertura e oferece suporte para que desenvolvedores construam produtos que funcionem com o Skype, de acordo com as nossas diversas licenças de Interface de Programação de Aplicativos. Nesse caso, a fring violou os termos da Skype ao usar o software indevidamente de maneiras para as quais ele não foi projetado e que não estão aptas a atender às necessidades do consumidor. Neste último fim de semana, a fring teve de retirar o suporte Skype para o seu produto de vídeo para iPhone, pois este prejudicava a marca Skype e decepcionava os consumidores mais uma vez.

A Skype irá proteger rigorosamente a sua marca e reputação, solicitando que as empresas respeitem os nossos termos.

Não sei vocês, mas eu confio mais na palavra desta.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Apple rejeita aplicativo de trailers para o iOS por ser baseado em feed do seu site

Próximo Artigo
Display Braille conectado ao iPhone 4

Vídeo mostra iPhone 4 conectado a display de Braille

Posts Relacionados