as coisas estão em paz. Pelo menos foi o que deixou transparecer Omar Hamoui, CEO da AdMob, em uma entrevista na MobileBeat 2010. À época do anúncio do iOS 4, os novos termos do SDK proibiam atividades que deixariam a AdMob completamente incapaz de operar no sistema móvel da Maçã.
O susto foi grande, mas por enquanto“Eles não puseram [a nova regulação] em efeito. Somos muito gratos por isso”, disse Hamoui (na imagem acima, à direita). Caso a Apple seguisse estritamente os termos que tratam de coleta de dados através de publicidade móvel, coisas básicas neste mercado, como registrar quantos usuários clicaram em um dado anúncio, seriam impossíveis. Haveria um “plano B”, para o caso de a situação mudar? Sim, e ele envolve basicamente outros modelos de smartphone.
O trabalho da empresa de Cupertino no mercado de publicidade móvel também é favoravelmente encarado pelo CEO. “Os anúncios realmente ricos que eles estão produzindo fizeram publicitários e agências pensarem sobre o que significa o mercado móvel.” Um benefício indireto, portanto, seria a atenção que as pessoas começaram a dar ao mercado em que a AdMob se insere — enquanto um outro, direto, foi desviar a atenção da FCC sobre seu comprador, o Google.