A ChangeWave Research divulgou hoje os resultados de uma pesquisa concluída em 24 de junho envolvendo mais de 4.000 donos de smartphones de várias marcas, e o iPhone foi de longe o gadget com os melhores números em termos de satisfação. O telefone da Apple deixou 74% de seus proprietários “muito satisfeitos”, enquanto aparelhos da HTC — os segundos colocados — tiveram apenas 39% de aprovação.
A Research In Motion, contudo, parece ser a empresa mais afetada pelo sucesso do iOS e do Android: pela sétima vez seguida em pesquisas da ChangeWave, a fabricante canadense viu o índice de satisfação de seus clientes cair. Atualmente, ela detém a sexta posição, com 30% dos usuários de seus BlackBerries “muito satisfeitos”. A lanterna, contudo, é a Sony Ericsson — com apenas 20%.
Em uma consulta quanto a compras futuras, a pesquisa apontou que mais da metade (52%) dos entrevistados pretende adquirir um iPhone nos próximos 90 dias. A mesma pesquisa, conduzida em março, apontava apenas 31% de interessados — isso indicaria o peso da revelação oficial do iPhone 4 nas intenções de compra. A HTC também obteve um crescimento no interesse de futuros clientes, enquanto Motorola, RIM e Palm sofreram quedas sensíveis.
Há, entretanto, um grande porém a ser destacado: essa pesquisa foi conduzida antes do lançamento do iPhone 4. Isso quer dizer que os problemas envolvendo o Death Grip® ainda não tinham vindo à tona e que nenhum proprietário do novo smartphone foi entrevistado.
A ChangeWave já está conduzindo uma nova pesquisa, mas seus resultados não deverão ficar prontos antes de setembro. Até lá, talvez a Apple já tenha resolvido essa questão envolvendo seu principal produto — ou então veremos números bem menos animadores para ela.
[via Fortune Tech]