O melhor pedaço da Maçã.

Apple propõe métodos para conectar aparelhos a docks em diferentes orientações

Quem conseguiu adquirir um iPad em conjunto de um daqueles docks com teclados talvez tenha se deparado com um belo dilema: não dá para usar os dois em apps cuja interface de usuário seja mais confortável no modo paisagem — ou até obrigatória, como no caso do Keynote, da própria Apple. Para muitos, a falta da possibilidade de conectar a tablet na orientação horizontal a esse acessório, seja para ligá-la a um computador ou mesmo a tomadas, é um incômodo bem notável no dia-a-dia, mas algo ainda difícil de solucionar devido ao design das conexões usadas pela empresa.

Publicidade

O atual conector de 30 pinos usado pela Maçã nos serve bem há muito tempo, mas não há como dizer que iPads são favorecidos por ele da mesma forma que iPods ou iPhones. Devido a isso, a Apple começou a propor nos Estados Unidos uma técnica de ligação entre aparelhos e docks cujo conector seria posicionado na traseira desses aparelhos, de forma a proporcionar todas as funções dos atuais conectores em qualquer orientação que o usuário prefira no dia-a-dia.

A nova conexão também suportaria transporte de energia e dados, mas seria baseada em bobinas indutivas, não em um plugue físico. Tecnicamente, isso representa um avanço em termos de design, pois ela teoricamente poderia ser posicionada de uma forma que não interferisse na estética do produto final. Outro benefício dela é oferecer novas possibilidades para formatos de docks, que também valorizem uma melhor associação visual com computadores, por exemplo.

Este não é o único tipo de dock que a Apple começou a propor recentemente. Uma segunda patente da empresa descoberta hoje também apresentou uma base que serviria para parear um gadget da Apple com um acessório Bluetooth, evitando potenciais complicações nesse processo.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Banco do Brasil amplia gama de serviços oferecidos no iPhone

Próx. Post

Senador norte-americano envia carta para Steve Jobs pedindo explicações sobre problemas do iPhone 4

Posts Relacionados