Assim como noticiado pelo Wall Street Journal ontem, o New York Times obteve de uma fonte que pediu para permanecer anônima a mesma informação de que não será anunciado um recall de iPhones 4 na coletiva de hoje em Cupertino.
De acordo com as fontes do jornal, o problema teria surgido por conta de uma interação complexa entre o software especializado em comunicações e a antena, um bug que existiria há muito tempo, mas que só veio à tona agora, por causa do novo design do hardware. Segundo a pessoa que cedeu estas informações, todo celular tem sua recepção afetada ao ser segurado, mas o software normalmente é capaz de compensar uma variedade de fatores externos e assim evitar que conexões sejam perdidas.
Contrariando o rumor divulgado pela Bloomberg, foi dito que Steve Jobs teria ficado a par do problema apenas depois de as vendas do iPhone 4 começarem. Uma correção de software poderia sanar o defeito, mas ela aparentemente não teria relação com o que foi liberado até agora nas versões 4.0.1 e 4.1 do iOS — as quais, conforme apurado em testes pelo AnandTech, basicamente alteraram a forma como o celular representa a intensidade do sinal.
Atualização
Shaw Wu, analista da Kaufman Bros., divulgou nesta manhã a seguinte mensagem a seus clientes:
Em relação a software, soubemos que engenheiros da Apple têm trabalhado furiosamente em algoritmos melhores para a antena, de forma a compensar diferentes tamanhos e formas dos corpos de usuários, bem como teor de água, para “amaciar” a recepção celular em diferentes cenários de operação. Fontes nos contaram que os cálculos aqui são complexos, mas não impossíveis de inferir, de forma que pode levar um tempo para terminá-los.
Diferentemente de outros analistas, portanto, Wu ratifica as informações do NYTimes.com, que apontam para uma correção via software vindoura.
[via Fortune Tech]