O melhor pedaço da Maçã.

Faça seu Mac ler para você

SpeechPegando carona no post do Filipe que mostra o vídeo do Jobs usando o Speech pela primeira vez num Mac, vamos dar uma dica.

Publicidade

O Speech do Mac OS X traz uma função interessante: a possibiidade de ouvir um texto selecionado sendo lido em voz alta.

Ideal para os que não querem apenas ler um texto longo, ou para os que preferem fazer outra atividade enquanto ouve-se o texto ou, até mesmo, para quem quer ouvir a pronúncia correta das palavras em inglês, o Speech vem melhorando a cada versão do sistema e no Leopard está bem mais preciso. Com uma nova voz chamada Alex, já é possível perceber uma melhor clareza das palavras, inclusive percebendo a respiração durante a leitura. Infelizmente, essa função só é ideal para textos em inglês.

Publicidade

Quem já usa o Mac OS há algum tempo deve lembrar dos avisos sonoros do sistema serem ditados pela voz de Victoria, hoje com o nome de Vicki. Essa tecnologia chegou a ser usada por algumas bandas, inclusive pode-se ouvir uma das vozes na música Fitter Happier da banda Radiohead e na música Satisfaction de Benni Benassi.

Para fazer seu texto ser falado no Safari por exemplo, selecione a parte desejada, vá na opção Safari » Serviços » Fala » Começar a Falar o Texto. As opções de escolha de vozes, velocidade de leitura e até configurações de alertas são achadas nas Preferências de Sistema » Fala » Vocalização de Texto.

Fala

Outra dica é explorar as outras funções do Serviços. Vale a pena.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Steve Jobs e o seu ego em público

Próx. Post

Apple libera atualização para iPods 5G

Posts Relacionados