DriveGain Limited lançou recentemente, na App Store, um aplicativo homônimo que promete ajudar usuários a reduzir em até US$200 os gastos anuais com combustível, pagando apenas US$7 pelo aplicativo. É claro que isso é algo teórico e considera dados do mercado norte-americano, mas, mesmo assim, a ideia do software é bem bacana.
…afinal de contas, o que *não* existe para iOS hoje em dia, né? 😉 AQuando instalado no iPhone, o DriveGain deve ser posicionado dentro do carro num suporte que fique visível aos olhos enquanto você dirige (de preferência, no para-brisas). Mesmo assim, ele traz uma série de feedbacks em áudio que evitam que você se distraia no trânsito.
Com o uso do GPS do iPhone, o DriveGain é capaz de obter a sua variação de deslocamento no tempo, e, assim, calcular a velocidade do veículo. Associando isso a informações pré-cadastradas no aplicativo sobre cada automóvel selecionado pelo usuário, ele pode te dar uma orientação exata de como conduzir o veículo e quando trocar de marcha. Phil Dixon, um dos seus desenvolvedores, já trabalhou como engenheiro de performance de veículos de uma equipe de Fórmula 1.
O ponto fraco do DriveGain é que ele ainda(!) não foi adaptado para brasileiros, carecendo de uma versão traduzida para o português, uma listagem de carros comercializados em território nacional e de preços e unidades adequadas acerca do custo do combustível por aqui. Mesmo assim, já dá para usá-lo normalmente.
O DriveGain requer o firmware 3.0 ou superior e pesa 1,6MB na App Store.