O melhor pedaço da Maçã.

Órgão dos EUA quer regular o Apple Pay como um banco tradicional

Koshiro K / Shutterstock.com
Apple Pay e Google Pay

A Agência de Proteção Financeira do Consumidor (Consumer Financial Protection Bureau, ou CFPB), órgão regulador dos Estados Unidos, propôs nesta semana que os serviços de pagamentos móveis (como o Apple Pay) sejam regulamentados assim como outros bancos.

Publicidade

O CFPB tem investigado as carteiras digitais das Big Techs há algum tempo, incluindo uma “análise muito cuidadosa” de serviços como o Apple Pay Later. Agora, eles propuseram que 17 empresas, incluindo a Apple, o Google, o PayPal e o CashApp, sejam sujeitas à regulamentação.

Não está claro exatamente qual medidas que o CFPB pretende implementar. No entanto, a Reuters relata que o órgão está focado na privacidade das transações financeiras.

As grandes empresas tecnológicas e outras companhias que operam nos mercados de financiamento ao consumo confundem as linhas tradicionais que separam a atividade bancária e de pagamentos das atividades comerciais. O CFPB concluiu que esta indefinição pode colocar os consumidores em risco, especialmente quando as mesmas proteções bancárias tradicionais, como o seguro de depósitos, podem não ser aplicáveis.

Rohit Chopra, diretor do CFPB.

A proposta se aplicaria a empresas que processam mais de 5 milhões de transações por ano. Não há informações oficiais de quantas transações o Apple Pay realiza anualmente — mas, em 2022, o valor dos pagamentos processados foi de US$6 trilhões.

Publicidade

O CFPB agora está aceitando comentários sobre a sua proposta — uma etapa prevista para terminar no início de 2024.

A Apple ainda não comentou o desdobramento mais recente; porém, na Austrália, onde o órgão regulador local está desenvolvendo uma proposta semelhante, a companhia disse que a regulamentação “aumentará a carga regulatória sem um benefício” e “sufocará a inovação”.


Ícone do app Apple Wallet
Apple Wallet de Apple
Compatível com iPhonesCompatível com Apple Watches
Versão 1.3.4 (1.5 MB)
Requer o iOS 10.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

via MacRumors

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

No Canadá, homem recupera carro graças a AirTag

Próx. Post

Cartões do banco Safra ganham compatibilidade com o Apple Pay

Posts Relacionados