O melhor pedaço da Maçã.

Firefox 3.5 está agendado para o final de junho; candidato a lançamento sairá nesta sexta-feira

Mozilla FirefoxPassadas as frustrações dos dias de testes do Firefox 3.5 (anteriormente previsto para a primeira semana de junho), a Mozilla anunciou hoje seus planos oficiais de lançar a versão final do navegador ainda este mês, o que animará todos os usuários que temiam pelo seu adiamento em função dos contratempos mais recentes. Quanto ao RC1, usuários do Mac OS X e Linux já podem baixar um build dele no FTP da desenvolvedora, mas não se trata (ainda) da candidata a lançamento que será liberada oficialmente nesta sexta-feira.

Publicidade

De acordo com o diretor da equipe de desenvolvimento do Firefox, Mike Beltzner, a versão 3.5 (Shiretoko) traz cerca de cinco mil mudanças de código em relação à 3.0. Além disso, ela entrega um número considerável de novidades ligadas a HTML 5, como suporte às tags canvas, video e audio, o que facilitará o trabalho de desenvolvedores web para adicionar gráficos e conteúdo rico em mídia sem precisar de suporte a plugins.

O novo navegador oferece recursos para tirar vantagem de armazenamento offline em aplicações web, junto de novas APIs de geolocalização baseadas nos mais recentes padrões W3C, além de aprimoramentos nas tecnologias internas de suporte a CSS e SVG. Para facilitar o processamento de grandes funções em JavaScript, também é possível programá-las para execução em segundo plano, o que aproveita melhor os recursos da máquina e torna web apps bem mais eficientes.

Quem quiser conferir um pouco das possibilidades que as novas tecnologias do Firefox 3.5 trarão para usuários conta com boas referências na web: o site Mozilla Hacks oferece demonstrações detalhadas de vários experimentos produzidos para o lançamento, que você pode testar agora caso tenha um dos betas instalados em sua máquina. Além de estar finalizando a versão 3.5, a Mozilla também anunciou recentemente suas intenções para a versão 3.6 do seu navegador, cujo codinome é Namoroka.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Que tal transformar o seu iPhone em um Palm Pre?

Próx. Post

Apple solicita que UPS adie entregas do iPhone 3G S

Posts Relacionados