O melhor pedaço da Maçã.

Japão pressionará Apple e Google a permitirem sideloading

Shutterstock.com
Bandeira do Japão

O governo japonês está elaborando uma proposta de lei para exigir que a Apple e o Google permitam lojas de aplicativos e serviços de pagamento de terceiros em suas plataformas, conforme relatado pelo The Japan Times.

Publicidade

A proposta de regulamentação, inspirada na Lei dos Mercado Digital da União Europeia (Digital Markets Act, ou DMA), busca impulsionar a concorrência e facilitar o download de aplicativos a preços mais acessíveis no iOS e no Android.

Além disso, a legislação concentra-se em abrir opções de pagamento, permitindo que os desenvolvedores utilizem provedores alternativos e evitem as taxas impostas pelas gigantes de tecnologia.

Apesar disso, o impacto na experiência dos usuários do iPhone permanece incerto. Há algumas semanas, uma pesquisa da Setapp revelou que a maioria dos desenvolvedores reluta em abandonar completamente a App Store, com apenas 14% dispostos a fazê-lo.

Publicidade

No entanto, 46% demonstraram interesse em disponibilizar seus aplicativos em plataformas alternativas. Isso indica que há um certo grau de abertura por parte dos desenvolvedores em explorar outras opções além da loja oficial da Apple.

A lei, encabeçada por Hirokazu Matsuno, secretário-chefe do gabinete do Japão, deverá ser apresentada ao parlamento do país apenas no próximo ano. Se aprovada, ela poderá trazer mudanças significativas na distribuição de apps e nos pagamentos.

Essas medidas refletem uma tendência global de tentar promover um mercado digital mais justo. Em tese, a lei visa oferecer mais opções e estimular a concorrência, impulsionando preços competitivos e beneficiando os usuários e a indústria — resta saber se isso de fato acontecerá na prática…

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple se mantém no topo das marcas mais valiosas do mundo, aponta Kantar

Próx. Post

Apple TV+ libera first look da 2ª temporada de “Swagger”

Posts Relacionados