O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Patente da Apple revela pretensão de renderizar o mundo em três dimensões

Duas patentes da Apple reveladas nesta semana mostram formas de usar os sensores de um iPhone para gerar renderizações tridimensionais de lugares e objetos. O uso combinado de vídeo gravado pela câmera com os dados registrados por sensores de movimento e GPS no smartphone permitiriam gerar um modelo 3D que poderia ser futuramente revisitado, como numa aplicação de realidade aumentada (ou “alternativa”, palavra que acho mais apropriada).

Publicidade

O resultado seria a possibilidade de usar o iPhone para observar locais remotamente, como no Google Street View, mas com o adicional de ter perspectiva e possibilidade de navegação livre pelo espaço virtual. As aplicações deste tipo de tecnologia iriam desde a criação de mapas mais realistas até o uso em jogos — eu adicionaria ainda aplicações para estudantes de arquitetura navegarem ambientes internos e externos com seus celulares.

Se aplicada a milhões de aparelhos, essa funcionalidade poderia alimentar bancos de dados com renderizações do mundo inteiro sempre atualizadas. Adicionalmente, um mecanismo similar poderia ser usado para criar modelos tridimensionais de objetos e salvá-los para posterior visualização. Imagino que você poderia, com esta tecnologia, gravar um vídeo de um carro na concessionária e depois mostrá-lo para outras pessoas, que poderiam caminhar em volta do veículo virtual revelado apenas na tela do iPhone. Isso sim, eu chamo de “mágico”.

As patentes aqui descritas foram publicadas em 28 de janeiro de 2009 e são assinadas por Richard Tsai, Andrew Just e Brandon Harris. Eu não esperaria por essa função no iPhone 5 — talvez no 6, se tivermos sorte.

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Conheça mais detalhes do novo programa iAd for Developers

Próximo Artigo
Vendas de celulares - Apple vs. Motorola

Apple mais uma vez vende mais telefones celulares do que a Motorola

Posts Relacionados