O melhor pedaço da Maçã.

Apple demonstra maior interesse em patentear ideias de aplicativos para o iOS

Exemplo de aplicativo simples patenteado pela Apple

Anteriormente, isso era comum apenas com softwares móveis associados a alguma tecnologia específica planejada para futuras edições do iPhone, mas, nesta semana, a Apple começou a chamar atenção pelo seu interesse em patentear ideias de aplicativos bastante triviais. Os softwares, embora proponham funções bem interessantes, têm finalidades muito mais próximas do que normalmente seria deixado a cargo de desenvolvedores externos à Maçã, já que a principal concentração dela até hoje foi elaborar uma plataforma no topo da qual terceiros possam criar diversas soluções diferentes.

Publicidade

Exemplo de aplicativo simples patenteado pela Apple

Os dois primeiros projetos de aplicativos que a Apple decidiu patentear nesta semana referem-se a soluções para ajudar usuários em viagens, com foco na busca por serviços de utilidade pública ou pontos de referência e também na consulta e reserva de vagas em hotéis. Um terceiro aplicativo visa ditar alguns conceitos do que seria interessante em soluções comerciais, colocando como exemplo uma loja de alta costura que poderia se interessar em oferecer um catálogo de produtos dotado de funções sociais aos usuários de iPhones e iPods touch.

É difícil compreender de quais benefícios a Apple usufruiria patenteando esses tipos de soluções, mas, caso isso se torne uma tendência, muitas empresas de aplicativos certamente começarão a reclamar — especialmente se elas já oferecerem aplicativos com algumas características dos que foram comentados acima, por exemplo. Em alguns casos, patentear um software pode ser tão ridículo quanto tentar patentear um site na internet, e é justamente por isso que alguns governos começaram a proibir o envio de invenções nesse tipo de categoria.

[via Unwired View]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

News Corp considera criação de startup dedicada à produção de conteúdos digitais para iPads

Próx. Post

FridgePad: porque sua geladeira precisa de um iPad grudado nela

Posts Relacionados