Quando associamos grandes nomes do mercado de games ao iOS, normalmente imaginamos que os apps lançados por grandes empresas tradicionais geram rios de dinheiro, como uma extensão de seu sucesso nos consoles. A história parece não ser bem essa. Como aponta o TUAW, os resultados financeiros da Capcom não trouxeram números espetaculares em relação à plataforma móvel da Apple.
Sucesso absoluto garantido? Nem tanto.
As vendas de Resident Evil 4 tiveram um crescimento gradual (como assim, elas não explodiram?), enquanto apps muito esperados, como Street Fighter 4 ou Phoenix Wright, apenas alcançaram as projeções de vendas. Não é exatamente o fim do mundo, mas realmente dava para esperar mais de uma empresa com mentes capazes de criar coisas como Okami — se bem que o Clover Studio foi fechado em 2006… hmmm, faz sentido.
Na Bioware, parceira da Electronic Arts, as coisas não foram muito melhores: Greg Zeschuk disse numa entrevista ao Videogamer.com que Mass Effect Galaxy (US$2; 127MB) foi um “erro” daqueles em que se aprende bastante. E qual teria sido a lição? “Se seu jogo não for absolutamente centrado em jogabilidade tátil, não o lance.” Não parece o tipo de coisa a se dizer de um estrondo de vendas.
Acho que essas experiências resumem o segredo do sucesso: aplicar a filosofia dos consoles no iOS não funciona. Enquanto isso, alguns desenvolvedores independentes conseguem vendas de fazer inveja a gigantes do mercado de games: App Store é isso aí. 😉