Há alguns meses, ficamos todos deveras chocados quando uma das montadoras de maior prestígio do mundo, a BMW, anunciou que passaria a cobrar uma anuidade dos seus clientes para acesso ao CarPlay nos seus veículos. A notícia, claro, gerou todos os tipos de sobrancelhas levantadas, já que a Apple vive divulgando sua plataforma automotiva como gratuita para o usuário (e não cobra as fabricantes pelo acesso a ela).
Bom, aparentemente os protestos deram certo: em declaração ao Autocar, a BMW disse que voltou atrás na decisão e não mais cobrará anualmente pelo acesso ao CarPlay nos seus carros.
Mais precisamente, donos dos modelos mais recentes da montadora ganharão automaticamente acesso vitalício à plataforma — nas condições anteriores, apenas o primeiro ano era gratuito, e os anos subsequentes de uso custariam US$80 (R$335) cada.
Donos de veículos de anos anteriores, entretanto, ainda precisarão pagar uma taxa avulsa de £235 (R$1.300) para desbloquear o acesso ao CarPlay, como um item opcional. A criticada assinatura, felizmente, deixou de existir de forma definitiva, mas quem já pagou por alguma anuidade não receberá reembolso; a BMW simplesmente manterá o CarPlay funcionando permanentemente no veículo do usuário, mas sem devolver o dinheiro.
Vale notar que as informações aqui descritas referem-se à BMW britânica, mas a decisão da montadora deverá se refletir no mundo inteiro.
Melhor assim, não é?
via Cult of Mac