O melhor pedaço da Maçã.

Gráficos FTW: veja o sucesso da Apple sendo representado de várias formas

Reservas da Apple; Horace Dediu

Horace Dediu recentemente se tornou uma espécie de “estrela dos gráficos” por causa dos posts em seu blog Asymco. A fama se justifica: as análises amadoras dele revelam coisas que números crus muitas vezes ocultam por trás de sua matemática serenidade fria.

Publicidade

Com cores, formas e percentuais simples de entender, Dediu conseguiu mostrar alguns detalhes da Apple e de suas concorrentes que normalmente passariam despercebidos.

Reservas da Apple; Horace Dediu

O gráfico acima, por exemplo, mostra o quanto de valores há nos cofres de Infinite Loop; note como as barras crescem. Contudo, as porções amarelas (reservas de mercado a longo prazo) normalmente não são computadas por muitos serviços de análise financeira. Resultado: tem gente que pode estar achando que as reservas da Apple estão caindo desde o fim de 2008. Nada poderia ser mais falso.

Market share de telefones celulares; Horace Dediu

Fabricantes de telefones celulares ano após ano; Horace DediuMais um pouco de revelação: que tal olharmos para o mercado mundial de telefones? Acima você vê comparações entre o segundo trimestre deste ano e o do ano passado, enquanto as barras ao lado mostram o crescimento ano após ano das maiores fabricantes. Com estes números, é possível concluir que quem cuida apenas de smartphones está se dando muito bem, enquanto a extremidade low end vem sendo dominada pelos “outros”.

E a Motorola… bem, a Motorola parece estar se preparando para lançar uma nova moda, o MOTOCRSH.

Publicidade

Agora que tal uma tabela? Abaixo você confere uma planilha colorida ilustrando o crescimento anual de cada segmento da Apple. Basta uma olhada rápida para tirar duas conclusões muito, muito importantes sobre os negócios da Maçã nos últimos trimestres:

Segmentos da Apple ano após ano; Horace Dediu

  1. Setembro de 2009 foi horrível;
  2. O iPhone não para de crescer, apesar de estar num ritmo menos explosivo;
  3. O Mac está evoluindo (devagar, mas está);
  4. O iPod tá mal, mal, mal, MAAAAL das pernas.

Fiquemos de olhos bem abertos para as análises de Dediu: elas parecem ser os relatórios financeiros “for the rest of us”. 😉

[via Fortune Tech]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple quer patentear cubo de vidro da Apple Retail Store da Fifth Avenue

Próx. Post

ChangeWave Research: iPhone 4 perde menos ligações, mas satisfaz menos que o 3GS

Posts Relacionados