De um tempo pra cá, a NDrive simplesmente se retirou da App Store, levando consigo todos os seus apps, inclusive o NDrive Brasil, sobre o qual já falamos algumas vezes no MacMagazine. O caso parece ter sido grave, mas absolutamente nada foi comentado no site oficial da empresa — a página apresentando o app para iPhone, por sinal, continua lá.
Apurando o caso com Eduardo Carqueja, administrador da NDrive, a Exame Informática só conseguiu evasivas: “Estamos em discordância com a Apple no que toca a um determinado ponto e, enquanto não houver uma reunião sobre o assunto, não podemos avançar mais informação.”
Uma causa para isto poderia ser um bug (ou emprego da kill switch da Apple) que afetou os apps da NDrive no início de julho. A respeito do caso, o serviço de atendimento aos consumidores declarou o seguinte, na época:
Recentemente foi trazido à nossa atenção que alguns clientes estão experimentando dificuldades com nossos aplicativos de navegação no iPhone. A NDrive reconhece que nosso software listado na iTunes Store foi removido até segunda ordem. Estamos atualmente trabalhando para acessar e resolver a situação de uma forma eficiente. Este problema está sendo tratado com máxima urgência, pois não podemos verificar a duração desta suspensão de tal loja. Estamos ouvindo com atenção e trabalhando duro para cuidar de todas as questões que nos forem enviadas.
Carqueja, porém, nega que este problema tenha sido a causa para a saída da NDrive da App Store — tal bug teria afetado apenas cerca de 10 clientes num universo de mais de 300 mil. “Fizemos testes intensivos e não encontramos nenhum problema. Não temos controle sobre os iPhones ou o iTunes e não podemos assumir a responsabilidade pelas atualizações de sistema operacional ou pelos jailbreaks que os usuários fazem. Além disso, a Apple é que vende a aplicação e sabe em que circunstâncias a vende. Mesmo que quiséssemos, não conseguiríamos resolver esta falha”, disse ele.
Produtos que usam as tecnologias da NDrive na App Store, porém, não teriam sido afetados, por não terem problemas com o misterioso “ponto de discórdia” que fez a empresa se retirar da loja da Apple. A NDrive continua vendendo normalmente seus produtos para Android, Windows e Symbian; apesar desta confusão, ela está trabalhando para voltar ao iOS e continuará dando suporte aos clientes que usam seu navegador nos gadgets da Apple.
[dica do Marcelo Melo]