Se disjuntores, capacitores, resistores, alternadores e outros “-ores” fazem parte do seu dia-a-dia, temos uma dica quente… Não! Adjetivo errado: esta dica é eletrizante. O pessoal da Minty Boost usou doses profanas de engenharia reversa para descobrir como funcionam os recarregadores de iPods e iPhones, de forma que pudessem fabricar seu próprio acessório não-oficial que usa pilhas AA para alimentar gadgets da Maçã.
A história toda é ilustrada com detalhes dos mais sórdidos sobre as entranhas destes acessórios, mas é curioso ver como a engenharia da Apple evoluiu a ponto de permitir que seus gadgets reconheçam portas USB capazes de recarregá-los: antes, qualquer porta alimentada valia; depois o iPod mini começou a criar caso; daí os iPods maiores começaram a bagunçar o sistema e o iPhone 3GS, por fim, complicou tudo de vez.
Quem pensa que isso é conseguido à base de chips de reconhecimento e afins, vai se surpreender: o sistema usa apenas uma voltagem específica aplicada aos conectores de dados para os gadgets saberem que podem confiar na fonte de energia à qual estão ligados.
Caso você não queira ler o post (detalhe: cheio de diagramas de circuitos que me fazem recordar os tempos de Física 3 no Ensino Médio), pode conferir um vídeo demonstrando as descobertas de Lady Ada:
[vimeo]http://vimeo.com/13835359[/vimeo]LEMBRETE: Esse tipo de coisa é bem complicada e, caso você não tenha boas noções de segurança ao mexer com materiais elétricos e afins, não tente isso em casa! Deixe esse tipo de feito para os profissionais. Geeks como a Lady Ada passam muito tempo numa Academia Jedi para poder fazer esse tipo de coisa. 😉
[via TUAW]
P.S.: Ver uma garota tão à vontade entre equipamentos eletrônicos é uma das coisas que me fazem ainda ter fé na humanidade. 🙂