Essa rejeição já era esperada; é triste, mas pelo menos a Apple foi bem clara no seu posicionamento e trouxe esclarecimentos sobre o caso. Segundo a tap tap tap, desenvolvedores só conseguiram postar apps com o recurso na loja até o momento por descuido do time de aprovação da Apple, ou por usarem de artimanhas para esconder a funcionalidade até depois do momento em que seus apps foram aprovados.
Segundo os termos do iOS SDK (seção 3.3.7 das Human Interface Guidelines), não é permitido o uso dos botões de volume do iPhone/iPod touch para outra coisa senão alterar o volume de reprodução de áudio — seja de apps ou da campainha do aparelho. Desenvolvedores que fizerem isso às escuras poderão ter seus apps removidos da loja sem aviso prévio e correm o risco de serem banidos do iPhone Developer Program.
Por enquanto, o Camera+ ficará sem esse recurso — sensacional, diga-se. Todavia, a tap tap tap afirma que já fez uma solicitação formal à Apple para que esse termo seja alterado no iOS SDK. Segundo eles, alguns pedidos semelhantes foram aceitos no passado — alguns imediatamente, outros após um ano de espera. Então há esperança para que vejamos o “VolumeSnap” chegando a uma futura versão do app, sim.
Aos que acham esse tipo de controle absurdo, há sempre a alternativa do jailbreak. A tap tap tap, porém, não é do tipo que publica seus apps rejeitados na Cydia Store, então você terá que se contentar com algum outro aplicativo qualquer que ofereça disparo de câmera pelo botão de volume do iPhone.
Atualização (10/8)
E a tap tap tap resolveu se arriscar com um easter egg. Para ativar o “VolumeSnap” na última versão do Camera+, basta digitar camplus://enablevolumesnap
no Mobile Safari. O recurso não aparece na interface do app, mas os botões funcionam como deveriam. 😉 Para voltar ao estado anterior, substitua enablevolumesnap
por disablevolumesnap
.
[dica do Apps4Free, via Twitter]