O melhor pedaço da Maçã.

iBearMoney: controle suas finanças na palma de sua mão!

Colaboração especial por Adilson B. Cápua Jr..

Publicidade

Controlar finanças pessoais é algo que, desde os primórdios, os computadores fazem com maestria. Softwares como o Money, da Microsoft, ou mesmo o Quicken, da Intuit, são excelentes programas que cumprem esse objetivo e ainda lhe fornecem uma variada quantidade de recursos.

O grande problema, meus caros, é que eles são offline! Para poder utilizá-los bem, é necessário ter um computador sempre em mãos para poder lançar suas receitas e despesas — como um almoço ou lanche, por exemplo. Eu particularmente nunca consegui usar um software desses para o meu controle pessoal. Ou ele era complexo demais ou simples demais para a tarefa, sendo que os gastos simples do meu dia-a-dia sempre eram esquecidos, principalmente depois de um fim de semana agitado.

iBearMoney no iPhoneiBearMoney no iPhone

Pois bem, garimpando a App Store encontrei o iBearMoney, da iBearSoft. Confesso que de início não dei muita bola para o aplicativo: imaginei que seria igual a tantos outros que eu baixei para testar e não consegui nem começar a usar. Mas resolvi tentar mais uma vez e baixei a versão trial (com as mesmas funcionalidades da completa, limitando à quantidade de lançamentos) e me surpreendi com o aplicativo.

Prático e rápido, ele cumpre com verdadeira simplicidade o seu objetivo principal: ser o seu assistente financeiro pessoal! Em menos de 10 minutos aprendi a usar o aplicativo e foi o bastante: imediatamente comprei a versão full. A interface é bem intuitiva e muito simples, e mesmo quem entende muito pouco ou nada de orçamentos pessoais consegue rapidamente começar a usá-la.

Publicidade
iBearMoney no iPhoneiBearMoney no iPhone

Antes de inciar o uso propriamente dito, o usuário pode (e deve) cadastrar todas as suas categorias de despesas e receitas. O programa já vem com um modelo pronto que atende a praticamente todo mundo e dá a opção de alterá-lo da forma que você achar melhor. O interessante é que, além das categorias principais, pode-se também criar subcategorias. Por exemplo, você pode ter uma categoria chamada Veículo e subcategorias como Combustíveis, IPVA, Seguros, Serviços Diversos, etc. Com isso, tem-se um controle super apurado das suas despesas, sabendo exatamente como você gastou seu dinheiro!

Publicidade

No próprio aplicativo, há uma mini-ajuda integrada que te ensina, em cinco etapas básicas, a utilizá-lo: na primeira, você começa informando suas rendas e despesas programadas. Deve-se informar tudo (salários, rendas diversas, rendimentos da empresa, etc.) e também suas despesas programadas (aluguéis, prestações diversas, despesas com veículos e por aí vai). Ao efetuar esses lançamentos, você pode escrever pequenas notas que te ajudam a identificar cada despesa ou receita lançada.

Na segunda etapa, você informa o seu balanço atual (dividido em ativos e passivos) e nesse momento você deve ser bem preciso nas informações que entrar. Deve-se pensar bem e informar praticamente todos os seus bens: casas (isso se você não estiver pagando aluguel), contas correntes, contas de poupança, seguros, dinheiro em espécie, etc. E não se preocupe com seu caixa, pois o programa automaticamente criará o fluxo quando for necessário, principalmente nos relatórios. Esse recurso, eu particularmente achei muito bom.

iBearMoney no iPhoneiBearMoney no iPhone

Na terceira etapa (Dinheiro) você informa todas as carteiras possíveis utilizadas para pagamentos das suas despesas e recebimentos dos seus rendimentos. Ao cadastrá-las, você pode informar o saldo atual das mesmas.

Publicidade

Finalmente, comece a fazer suas transações. Aqui foi uma parte que eu achei muito simples e prática. Primeiro deve-se fazer uma lançamento com seus rendimentos atuais e então fazer as possíveis transferências para as suas carteiras de pagamento. Automaticamente o iBearMoney se encarrega de controlar todas as suas despesas e receitas.

A praticidade de lançar as transações foi algo que me chamou a atenção no aplicativo. Imagine que você acabou de almoçar e pagou a refeição em dinheiro. Simplesmente abra o aplicativo e selecione “Lançamento Rápido” (botão do carrinho no alto da tela). Informe somente a categoria da despesa, o valor e de qual carteira saiu o dinheiro e pronto! 😉 Se quiser, pode incluir uma nota informando onde gastou o dinheiro.

Foi este recurso que mais me atraiu no iBearMoney, pois estas despesas rápidas são as que passam despercebidas no seu orçamento pessoal e, como você está com seu telefone praticamente todo o tempo, fica fácil efetuar esses lançamentos para saber quanto você tem disponível de dinheiro! À medida que você vai fazendo os lançamentos, o próprio aplicativo se encarrega de atualizar os valores lá nos Orçamentos, informando quanto você planejou gastar e quanto, de fato, acabou gastando. Ainda é possível criar lançamentos padrão (templates). Como, por exemplo, Combustíveis: se você abastece o carro uma vez por semana, então crie um lançamento padrão para facilitar a entrada de dados!

A parte de relatórios do aplicativo é um show à parte! Simplesmente você tem _todas_ as informações possíveis cruzadas de tudo quanto é jeito. Você pode solicitar gastos por categoria, por período e saber quanto gastou em cada categoria ou subcategoria. Todos os relatórios são gerados em HTML, permitindo enviá-los por email. É possível também criar gráficos detalhados das receitas e despesas, além de um fluxo de caixa que pode ser montado dia-a-dia, semanalmente, mensalmente, etc.!

O iBearMoney é um daqueles aplicativos que vale a pena possuir no iPhone. Como eu já disse, trata-se de um app simples e eficiente que cumpre com maestria o seu objetivo: ser um assistente financeiro pessoal ajudando o usuário na difícil tarefa de administrar o seu dinheiro! Atualmente, ele está na versão 2.5 e custa US$10 na App Store (8MB), sendo compatível com o firmware 2.1 ou superior.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Verizon começa a distribuir roteador 3G de bolso

Próx. Post

Bitix e Skidun anunciam mais um aplicativo sobre a gripe suína, em breve na iPhone App Store

Posts Relacionados