O melhor pedaço da Maçã.

John Gruber afirma que iPhone CDMA existe, encontra-se em teste e poderá chegar em janeiro

iPhone 4 Ponto 3G

Segundo John Gruber, um protótipo de iPhone CDMA de codinome N92 (o iPhone 4 era N90) já estaria em fase de testes de engenharia (EVT) em Cupertino. Esta etapa fica um passo antes dos testes de verificação do aparelho (DVT, na qual o infame protótipo boêmio foi flagrado), a última fase antes da produção final.

Publicidade

iPhone 4 Ponto 3G

E, dado o sucesso dos últimos lançamentos da Apple, um iPhone CDMA certamente precisará ser produzido aos milhões, o que requer tempo e componentes. Para Gruber, os sinais dados por fornecedores de componentes indicam a chegada deste mítico gadget em janeiro, mas nada garante que ele seja oferecido pela Verizon Wireless nos Estados Unidos: o mercado de operadoras que fazem uso da tecnologia CDMA é bem maior que apenas esta telecom ianque. Além dela, na terra do Tio Sam ainda há a Sprint, sem falar que a China Telecom seria uma parceira promissora para a Maçã. Nosso mundinho é bem grande.

Deixando de lado operadoras específicas, Gruber acredita ainda que, para a Apple, o grande apelo de um iPhone com esta tecnologia seria a possibilidade de expandir a base instalada, abocanhando o máximo de market share possível do segmento. Por sinal, foi precisamente isso o que não aconteceu no mercado de computação pessoal da década de 1980: quando pôde escolher entre domínio ou lucro, a Maçã ficou com a segunda opção, tornando-se um monopólio até o Windows 95 chegar e acabar com a festa. Esse seria um erro que Jobs não parece estar disposto a repetir.

Publicidade

Mas e a chegada em janeiro, seria durante a CES (Consumer Electronics Show)? O pessoal do Engadget acha complicado, por dois motivos: 1. a Apple detesta dividir a atenção com outras empresas (o show da Maçã é da Maçã), e 2. a Verizon estará entretida demais falando de redes e gadgets LTE/4G para se importar com um aparelho CDMA.

Pelo visto os rumores estão chegando a uma massa crítica, assim como ocorreu com o iPad: daqui a pouco ou a Apple lança um iPhone CDMA, ou vamos começar a ver fissão nuclear de fofocas e o fim da civilização ocidental. Mantenho minha posição “do contra”. iPhone CDMA? Nunca será! :-/

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Resenha: receptor de TV digital USB 1Seg LDT-1S302U, da Logitec [atualizado]

Próx. Post

O inevitável aconteceu: Apple remove Camera+ da App Store

Posts Relacionados