Lembra quando eu falei de uma tablet da Notion Ink sendo produzida com telas Pixel Qi? Faz muito tempo! Mais de seis meses depois, o produto mudou de nome: em vez de “Smartpad”, ele se chamará “Adam” — e deverá ser seguido por uma “Eve”, mas só bem mais tarde, se o Adam cochilar e perder uma costela.
O que você vê acima é o novo design da tablet da Notion Ink, que deverá chegar ao mercado custando US$500, contando com uma câmera giratória, Wi-Fi, 3G, GPS e suporte ao Unreal Engine (com direito a jogos da NVIDIA — que ainda não existem), além da maravilhosa tecnologia de telas Pixel Qi. Infelizmente não temos mais detalhes, mas parece que de portas externas só restou uma mini-USB para atualização de firmware e suporte.
Para quem quiser economizar um pouco mais, é possível trocar a tela por um display LCD convencional e eliminar o rádio 3G, o que faz o gadget sair por apenas US$400. O sistema operacional será o Android, mas ainda não se sabe qual versão dele — o prospecto de a Notion Ink criar uma interface totalmente customizada não depõe a favor.
No vídeo abaixo você confere a demonstração de um protótipo do Adam, com direito a desmontagem parcial do gadget:
O Adam deverá ser enviado para aprovação pela FCC em novembro, o que abre a possibilidade de chegar ao mercado estadunidense em janeiro do ano que vem — bem durante a CES 2011. Entretanto, dadas as mudanças brutais e o atraso que o projeto já sofreu, eu acredito que a data mais precisa para a chegada do Adam seja… 31 de fevereiro, à tarde. Se este produto não se juntar ao Courier, ele vai pra junto do KIN, na melhor das hipóteses.
Uma lástima: parecia tão bom, na teoria. E eu continuo sem ver as telas da Pixel Qi no mercado. Não sei qual sua opinião, mas parece que o iPad realmente destruiu o mercado de tablets. :-/
[via SlashGear]