O melhor pedaço da Maçã.

iAd começa a mostrar seu lado ruim, pelo menos para agências de publicidade

iOS 4 — iAd

O Wall Street Journal trouxe à tona um problema que pode atrapalhar os planos da Apple com sua plataforma de publicidade móvel: atrasos. A criação de um iAd envolve a participação da Maçã desde a fase criativa até a programação, sendo esta inteiramente executada por pessoal da firma de Cupertino. Isso torna o processo bem mais longo que o esperado, chegando a custar até dez semanas para uma peça ir do primeiro brainstorm às telas de iPhones e iPods touch.

Publicidade

iOS 4 — iAd

As agências de publicidade não se sentem à vontade com a quantidade de controle que a Apple exerce sobre o processo, pois, além de interferir na concepção e cuidar de toda a programação, a Maçã limita a quantidade de informações acessíveis pelos anunciantes. Eles não podem determinar onde as peças vão aparecer, nem recebem uma lista de app nos quais olhar — o máximo que pode ser feito é listar onde não devem ser veiculados anúncios (algo como uma marca se recusar a aparecer no iFart, por exemplo). Isso sem falar que publicitários não têm como conhecer melhor a tecnologia HTML5, pois a Apple não criou um SDK para as agências.

Desde a inauguração do sistema em 1º de julho até agora, apenas uma algumas das empresas parceiras da Apple neste projeto já estão com peças no ar. Unilever, Nissan, Citigroup, Walt Disney e JC Penney são as únicas que já contam com iAds aparecendo em apps. Pior ainda é que, das 17 que foram mencionadas na WWDC 2010, a Chanel parece ter sido a primeira a desistir: uma porta-voz da marca de luxo declarou que não há nenhuma campanha sendo planejada no momento.

Publicidade

A rede de publicidade da Apple parece estar começando bem devagar, mas creio que tudo esteja dentro dos planos. Que as agências de publicidade reclamem por ver alguém de fora se metendo na seara delas, não é uma surpresa assim tão grande. Não obstante, acredito que, com o tempo, as coisas vão se resolver devidamente.

É isso, ou redes concorrentes vão devorar a iAd pelo pé com feijão e um bom Chianti.

[via MacStories]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Rumor: Apple já estaria iniciando testes de campo com iPhone CDMA e iPad 2G

Próx. Post

Sony ataca Apple em nova propaganda do PSP, detona games no iPhone

Posts Relacionados