A Raskin Software LLC anunciou hoje o lançamento oficial da primeira versão final do Raskin — uma interface alternativa ao Finder do Mac OS X, baseada em zoom e movimentações dinâmicas de tela.
O nome do produto não é coincidência: ele foi idealizado por Jef Raskin, um dos visionários que criaram o primeiro Macintosh [veja reviews de dois livros relacionados: 1, 2]. Seu objetivo é mostrar que há um novo método mais simples e inteligente de se trabalhar em desktops.
No Raskin, todo o desktop é mostrado numa única superfície interativa. Nela você pode gerenciar, organizar e trabalhar com todos os documentos da sua máquina. Os usuários que tiverem monitores de alta resolução com certeza irão apreciar ainda mais a ideia. 😉
Assista a alguns vídeos demonstrativos:
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ZXXmUPK__NE[/youtube] [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=uHAZDtHPvN4[/youtube] [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=oKj66MeQXXE[/youtube] [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_T7PHKuU2A8[/youtube]O Raskin já oferece suporte aos trackpads multi-touch de Macs recentes, ao Magic Trackpad e ao Magic Mouse, bem como integra-se totalmente ao Finder e ao Spotlight.
O produto requer o Mac OS X 10.6.3 ou superior e máquinas com processadores Intel. Seu preço normal é US$50, mas ele está em promoção por apenas US$20, até o final do dia de hoje. Uma versão trial de 30 dias também está disponível para download (ZIP; 2,4MB), gratuitamente.
[dica do Hélio Sassen Paz, via Twitter]