O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Segundo analista, começam a surgir indicativos de canibalização do Mac pelo iPad

Gráfico de crescimento nas vendas de Macs

Ponhamos toda a situação em contexto, primeiramente. O NPD Group faz um acompanhamento mês a mês das vendas de computadores pessoais nos Estados Unidos e, nos últimos meses, apontou ótimos desempenhos da Apple. As vendas de Macs cresceram substancialmente em abril e maio em relação ao ano passado (39% e 35%, respectivamente), tendo desacelerado um pouco em junho (11%) e retomado um pouco de tração em julho (14%).

Publicidade

Algum sinal de canibalização? Kathy Huberty, analista da Morgan Stanley, acredita que sim. E não apenas do Mac, mas da indústria de PC inteira, que cresceu módicos 3% no setor de consumidores, tendo se recuperado apenas graças às vendas corporativas, que aumentaram 39%. No geral, a indústria teve um crescimento anual de 11% em julho.

Gráfico de crescimento nas vendas de Macs

Não sou especialista, mas eu tenho uma teoria de estimação que dissolve essa previsão apocalíptica e absurda de que uma tablet vai sabotar a linha de computadores pessoais da Maçã. No ano passado, os meses de abril e maio apresentaram retração nas vendas de Macs (-2% e -3%), por causa da crise econômica combinada com o desempenho de 2008, havendo recuperação em junho (16%). Neste ano, com uma economia mais saudável, houve um “rebote” positivo por dois meses que acabou em junho, quando os números voltaram a um patamar mais moderado. Em julho de 2009, o crescimento fora de apenas 2% (comparado com o superverdejante 2008), mas ainda assim positivo, o que fez julho de 2010 parecer bem pequeno em relação a abril/maio.

Publicidade

Em suma: é muito mais fácil crescer quando o ano anterior foi um desastre; se o desempenho do ano passado foi bom, fica mais complicado repetir o sucesso. Na minha leiga opinião, esse papo de iPad canibalizando Macs é pura Matemágica com uma pitada de link bait. Netbooks da ASUS, por outro lado…

[via Fortune Tech]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior

Lobby de gravadoras e emissoras poderá tornar rádio FM um recurso obrigatório em gadgets

Próximo Artigo
Homescreen.me

Homescreen.me será uma espécie de rede social para usuários de gadgets com iOS

Posts Relacionados