O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Review: iMockups para iPad

Ícone do iMockups

por Leon Kulikowski

Publicidade

Neste meu primeiro post especial para o MacMagazine, pretendo iniciar uma série de reviews de ferramentas diversas, tratando de softwares para iPad e para Mac — e, de preferência, alternando sempre entre um e outro.

Como trabalho com desenvolvimento web, meu dia-a-dia é tomado por ferramentas ligadas a isso. Uma necessidade que tenho, há tempos, é conseguir discutir um protótipo ou um layout de forma rápida e sem complicações, em reuniões com clientes.

Ícone do iMockupsMesmo com um computador à mão, sempre voltávamos ao papel e caneta para tentar desenhar algo, pela praticidade que o papel traz, embora traço à mão livre não seja o meu “forte”. Aí surgiu o iPad (aquele que deveria ter sido um #FAIL de proporções bíblicas, lembram? :-P) e, junto, uma ferramenta chamada iMockups, permitindo que meus rabiscos semi-ilegíveis se tornassem propostas belas e, ainda melhor, compreensíveis por todos.

Sendo uma ferramenta para iPad, claro que seu apelo é existir no dia-a-dia (a fim de evitar que ideias sejam perdidas quando se está longe do computador) ou direto na sala de reunião com um cliente, permitindo a todos interagirem com a tablet — e haja dedos na tela!…

iMockups no iPad
Tela de abertura do app

O funcionamento do iMockups é bem simples e direto, como tudo deveria ser: primeiro, em uma tela branca, você define se o trabalho será o desenvolvimento de um site ou de um aplicativo para iPhone/iPad.

iMockups no iPad
Proposta para iPhone
iMockups no iPad
Proposta para site

Em seguida, usando o menu à direita, basta você escolher os objetos que deseja adicionar ao layout que está sendo criado:

iMockups no iPad
Escolhendo objetos no menu lateral

Em seguida vem o mais divertido: esses objetos podem, até certo ponto, ser personalizados, tornando o processo de criação algo bastante prático e — por que não? — divertido.

iMockups no iPad
Personalizando um objeto

As telas que vão sendo criadas podem ser agrupadas em projetos, facilitando e organizando todo o trabalho de criação.

iMockups no iPad
Na coluna lateral esquerda, as diversas telas do projeto

Por fim, o layout (ou o projeto) criado pode ser exportado. No caso do projeto, isso permite que as telas criadas possam ser abertas e trabalhadas em outro iPad, caso algum outro membro da equipe também utilize a ferramenta.

iMockups no iPad
Exportando projetos do iMockups

No caso de exportar somente uma tela, você pode salvar direto na biblioteca interna ou — o que na minha opinião é a possibilidade mais interessante — mandar direto por email, de preferência com cópia para todos os envolvidos no desenho, na hora.

iMockups no iPad
Exportando uma tela do projeto

Pra finalizar, um ponto que faz falta na ferramenta é saída VGA. Seria ótimo poder fazer o desenho, projetando-o em tempo real numa tela maior. De qualquer forma, o pessoal da Endloop Systems (criadora do iMockups) já avisou que isso está previsto em um update futuro do app.

O iMockups requer o iOS 3.2 ou superior e custa US$10 na App Store (10,2MB).

· · ·

Leon Kulikowski é instrutor sênior de tecnologias web pela Impacta Tecnologia e consultor pela Adobe Brasil. Especializado em front-end e com mais de 10 anos de atuação na área, é também gerente de desenvolvimento pela dwb e moderador do AUG Dreamweaver Brasil. Atualmente, está envolvido em diversos projetos educacionais ligados à divulgação de tecnologias client-side.

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Primeiro DVD do Mac OS X 10.6 Snow Leopard

Apple libera segundo build de testes do Mac OS X 10.6.5 para desenvolvedores

Próximo Artigo
LG logo

LG diz que sua tablet, prevista para este ano, será "surpreendentemente produtiva"

Posts Relacionados