Todo dia aprendemos coisas novas, sejam elas úteis ou não. Kevin Rose, fundador do Digg, ontem publicou um artigo que ensina algo que não só é útil, como pode salvar a sanidade de muitas pessoas: como gerenciar emails eficientemente.
Abaixo você vê as cinco dicas resumidas e traduzidas:
- Trate todas as suas mensagens como SMSs e as responda com três sentenças ou menos. Isso é mais que uma dica para otimizar seu tempo: é quase uma filosofia de vida.
- Adicione “Enviado do meu iPhone” ao final de mensagens supercurtas — assim, as pessoas vão entender a brusquidão como um efeito colateral de usar o smartphone, e não como grosseria.
- Crie um filtro VIP com remetentes realmente importantes, separe as mensagens deles em uma pasta exclusiva e sempre comece a checar seus emails por ela.
- Só para usuários do Gmail: use uma marcação especial no endereço que você fornecer a sites suspeitos (algo como
seu.nome+bazinga@gmail.com
ou varie a quantidade e posição de pontos finais, como emseu.no.me
,seunome
,s.e.unome
), assim você terá como controlar melhor newsletters ou spam. - Só para programas de email: crie um filtro de mensagens mofadas na sua Caixa de Entrada e faça-o responder automaticamente com “O email abaixou passou duas semanas sem ser lido e foi automaticamente arquivado. Se for importante, responda a esta mensagem e você será recolocado na fila de prioridade.” Crie mais um filtro para detectar um trecho deste texto padrão e dê prioridade aos emails que voltarem com esta marcação.
Que outras dicas você tem para ajudar no gerenciamento de caixas de entrada selvagens? Deixe seus truques nos comentários! O carma bom por ajudar pessoas desesperadas com toneladas de email é bônus.
[via GigaOM]