O melhor pedaço da Maçã.

Serviços de Localização do macOS Ventura estão quebrados na versão 13.5

No final do mês passado, foram liberadas atualizações de software para os principais sistemas da Apple, o que incluiu o macOS Ventura 13.5. Na nota de liberação da nova versão do sistema, não havia nenhuma indicação de mudanças realizadas além de atualizações de segurança e as habituais correções de erros.

Publicidade

Contudo, como notado pelo leitor Felipe Fiori e por alguns sites, o update trouxe uma modificação (ou melhor, problema) para a área dos Serviços de Localização nos Ajustes do Sistema: ao acessar o menu em “Privacidade e Segurança”, pode-se notar que deixaram de ser exibidas opções para ativar ou desativar o acesso de cada aplicativo instalado à sua localização.

É possível apenas ligar/desligar o recurso como um todo ou fazê-lo com os Serviços do Sistema.

Como ressaltado pelo iPhone Tricks, uma das correções de segurança do macOS 13.5 tem a ver com a localização, embora ela se relacione a Macs com processadores Intel. Também vale lembrar que não é a primeira vez que alguns ajustes do macOS Ventura apresentam problemas: na primeira versão (13.0), a localização de redes havia sumido, tendo retornado com a versão 13.1, ainda que em outro local.

Publicidade

Ao baixar um novo app no Mac usando a versão 13.5, por exemplo, a opção de permitir acesso à sua localização pode até aparecer, mas não está funcionando, de modo que novos apps não conseguem ter acesso a essa informação. Usuários estão reclamando desse bug desde a liberação do novo sistema no Reddit, na comunidade de discussões da Apple e em outros fóruns.

Bug ou feature?

Algumas pessoas já cogitaram que a mudança não seria um bug, mas uma nova interface do sistema. Essa possibilidade, porém, é quase nula — já que apenas as opções individuais de cada app sumiram, mas ainda há a menção aos “aplicativos e serviços abaixo”, da mesma forma que havia antes. Além disso, caso realmente fosse algo intencional, o que se tem atualmente sequer se encontra funcional, mostrando que se trata provavelmente de um erro.

Do jeito que o sistema se encontra, é impossível saber quais apps usaram a sua localização nas últimas 24 horas, além de não se poder desativar o acesso de algum software à informação. Até mesmo se você quiser permitir que um novo app tenha acesso a isso, o bug quebrou os Serviços de Localização a ponto de sequer tal opção funcionar.

Não se tem, até o momento, uma comunicação oficial por parte da Apple sobre o problema. De todo modo, a empresa deverá lançar uma atualização para corrigir o bug, considerando o impacto que ele pode ter sobre a privacidade e o próprio uso em geral dos apps.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Goodnotes 6 chega com recursos de IA, maior personalização e mais

Próx. Post

Jogo EA SPORTS FC Mobile é anunciado com Vini Jr. na capa

Posts Relacionados