O melhor pedaço da Maçã.
Crédito: Unbox Therapy
#beautygate

Será que o iPhone XS tem um “Beauty Mode” para selfies?

YouTube video

Publicidade

Os iPhones XS e XS Max foram lançados. E, para manter a tradição, surgiram algumas polêmicas que “brigam entre si” para ver qual ganha mais notoriedade e se destacada como o #gate da vez.

Apenas para recordar, no passado já tivemos #antennagate, #bendgate, #chipgate, #peelgate — para citar em alguns. Agora, neste ano, um problema de conectividade nos novos iPhones já fez algumas pessoas gritarem por aí que estamos diante de um forte candidato para assumir a coroa do #gate de 2018. Mas eu tenho a ligeira impressão de que não será ele…

Lewis Hilsenteger, do Unbox Therapy, tem um histórico e tanto. Foi ele que iniciou a polêmica do #bendgate ao mostrar que os iPhones 6/6 Plus entortavam mais facilmente que alguns outros aparelhos. E quem acompanha o mundo Apple sabe muito bem no que deu: a Apple reforçou a área que entortava e, nos iPhones 6s/6s Plus, mudou o material da estrutura do telefone para um alumínio mais forte e resistente. Mais tarde, inclusive, descobrimos que a Apple sabia desse problema envolvendo os iPhones 6/6 Plus. Enfim, problema do passado; vamos focar no atual.

Publicidade

Em um novo vídeo publicado nesta semana, Hilsenteger não se sentiu nada confortável com as fotos tiradas com a câmera frontal do iPhone XS Max que ele está testando. Apesar de ter achado o XS Max um baita de um aparelho, ele basicamente concluiu que a Apple está utilizando uma espécie de “Beauty Mode” (algo como “Modo Embelezador”) automático nas selfies tiradas com os novos iPhones.

#beautygate
Crédito: Business Insider

De fato, ao analisar o resultado obtido nos iPhones XS e XS Max, não há como negar que existe algo de estranho ali. Além da temperatura mais quente, parece que a Apple está aplicando algum tipo de efeito na pele das pessoas a fim de esconder imperfeições e deixar tudo mais homogêneo. O resultado é algo parecido com uma leve maquiagem ou até mesmo um efeito de “pele plastificada”.

#beautygate
Crédito: Reddit

Como o iOS não indica absolutamente nada nesse sentido (se existe algum tipo de efeito sendo aplicado), Hilsenteger decidiu testar se o recurso HDR Inteligente (Smart HDR) era o responsável por isso. Nada feito; apesar de mudar um pouco o resultado (afinal, estamos falando de um recurso que supostamente melhora a foto), as selfies continuaram com o efeito “embelezador”.

#beautygate
iPhone 6s à esquerda; iPhone XS à direita | Crédito: Bustle

Hilsenteger não está sozinho no #beautygate; há diversos relatos por aí (redes sociais, Reddit, etc.) questionando a atitude da Apple. O ponto é: não há problema nenhum em criar e disponibilizar um Beauty Mode para selfies. Como o próprio Hilsenteger destacou no vídeo dele, há todo um mercado (principalmente na Ásia) que adora esse tipo de recurso.

Publicidade

O questionamento aqui, são dois:

  1. Por que a Apple implementou isso sem deixar claro que está aplicando algum tipo de efeito ou realizando um pós-processamento mais agressivo nas fotos tiradas com a câmera frontal?
  2. Se existe algum efeito ou pós-processamento agressivo, por que ela não disponibilizou uma opção para desligarmos esse recurso?

Analisando melhor as fotos que tiramos para o nosso vídeo da câmera frontal do iPhone XS, realmente dá para ver que existe uma grande diferença nesse sentido.

#beautygate
iPhone X à esquerda; iPhone XS à direita

Apple se manifesta

Em contato com Abdul Dremali (fotógrafo que publicou a imagem abaixo), a Apple informou que está ciente do problema e que está trabalhando em uma correção para esse processamento agressivo realizado nas fotos com a câmera frontal do iPhone XS.

#beautygate
Crédito: 9to5Mac

A declaração dá a entender que se trata de algo realizado pelo Neural Engine dos novos iPhones, ou seja, que não estamos diante de uma opção deliberada da Maçã. Contudo, só saberemos quando essa correção vier. Será que ela simplesmente corrigirá o problema (voltando a utilizar um processamento mais realista) ou veremos uma opção de “embelezador” nos ajustes da câmera?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Filme da semana: compre “Estrelas Além do Tempo”, com Taraji P. Henson, por R$9,90!

Próx. Post

Promoções do dia na App Store: DayRate Pro, Remember To Buy!, DM1 – The Drum Machine e mais!

Posts Relacionados