Pense num novo significado para “desapontamento”. David Smith, desenvolvedor do app Audiobooks [US$1 na App Store; 11,1MB; requer o iOS 3.0 ou superior], resolveu testar o programa da iAd para divulgação de apps. O resultado foi o seguinte, após seis dias: 2 milhões de impressões, 5 mil cliques, 84 downloads, um custo por aquisição (CPA) de US$14,90 e US$1.251,75 a menos no bolso de Smith. Tudo por um app que rende menos de US$0,70 por venda. Ouch.
Parando pra pensar, não é algo tão surpreendente: um iAd de app é, essencialmente, o que você vê abaixo. Apenas um banner. Não deu pra sentir a emoção e a interatividade que a Apple prometeu? Pois é, essa parte fica só para as grandes marcas. Desenvolvedores têm direito apenas a um banner estático e à possibilidade de seu app ser adquirido de dentro de outro aplicativo, o que gera um teco de comodidade extra pro usuário.
Seja sincero: você clicaria neste iAd?
Comparativamente, o mesmo banner veiculado pela AdMob teve um custo por clique (CPC) de US$0,04. Infelizmente a rede do Google não tem dados de compra, mas ainda assim a diferença é bem gritante, pois no iAd esse valor é mais que seis vezes maior (US$0,25).
Solução para isso? Um desenvolvedor poderia ter a mesma liberdade e criar anúncios ricos em HTML5, o que seria muito mais sedutor que um banner insosso e uma cópia da App Store dentro de aplicativos — mas aí seria aquela novela que já conhecemos, pois certamente haveria um processo de aprovação de iAds.
Pelo menos Smith vê o lado bom desse “fracasso”: US$751,05, ou 60% do investimento nesta campanha, foram direto para os bolsos de seus colegas desenvolvedores.
[via MacRumors]