A Reverb Communications, uma empresa de relações públicas localizada em Twain Harte, Califórnia, oferecia um serviço no qual seus empregados, agindo de forma a se passarem por consumidores comuns, escreviam resenhas positivas sobre jogos de seus clientes na App Store. Soa desonesto? Pode apostar! Segundo diretrizes em efeito desde o ano passado nos Estados Unidos, toda forma de publicidade veiculada na internet deve se identificar como tal, seja em blogs, redes sociais ou lojas online.
Isso vale em especial para a recomendação de produtos feita profissionalmente. Contudo, este caso foi encerrado com um acordo entre a Federal Trade Comission e a Reverb: esta concordou em retirar do ar todos os reviews publicados por seus empregados e não voltar a fazer esse tipo de publicidade irregular, mas não admitiu em nenhum momento ter agido contra a lei.
Na lista de mais de 60 clientes da Reverb estão desenvolvedoras de jogos com um certo renome, como Digital Leisure, Harmonix e MTV Games. Sanções negativas? No máximo, má publicidade, agora que o caso veio à tona — nada de multas, nada de penalidades, nada.
Para evitar tais falcatruas, a Apple restringe a publicação reviews a apenas compradores de apps, mas basta um pouco de Matemática elementar pra ver o quanto isso não é o bastante: se eu pagar US$200 pra uma Reverb da vida, ela pode comprar meu app de US$1 umas 100 vezes, publicar reviews positivíssimos, contribuir para uma subidinha nos rankings (pouco, mas já é algo) e US$70 ainda voltam pro meu bolso, enquanto US$30 vão pra caixa forte de Infinite Loop. Lucra a Apple (tsc, tsc, tsc…), lucra a empresa desonesta de RP, meu app ganha exposição e eu gastei só US$130.
Agora que um caso de reviews falsos na App Store foi resolvido com um carão (imagino a FTC dizendo pra Reverb “Eu não estou brava, apenas desapontada”), faltam uns 499. Pois é, imagino que os responsáveis por esse tipo de esquema desonesto devem estar tremendo na base. E você achava que só no Brasil rolava impunidade. 😛
One more thing… Você pode ajudar a combater esse tipo de prática publicando resenhas de verdade na App Store: esta é uma forma fácil e rápida de apoiar seus desenvolvedores, além de não custar nem um centavo a mais. Se escrever um texto, mesmo curtinho, não for sua praia, pelo menos vote usando as estrelas. 😉
[via NYTimes.com]