O melhor pedaço da Maçã.

Mac mini modificado funciona mesmo sem cabo de alimentação convencional

C. Nass / Shutterstock.com
Mac mini M1

Já pensou em usar um Mac mini conectado apenas à porta Ethernet, sem um cabo de energia tradicional? Bem, o hacker Ivan Kuleshov conseguiu realizar esse feito graças à tecnologia Power over Ethernet (PoE), a qual permite alimentar dispositivos usando apenas a tradicional porta destinada à transferência de dados.

Publicidade

Para concretizar a façanha, Kuleshov teve que retirar o conector Ethernet nativo do Mac mini — que é soldado à placa-mãe — e fazer algumas modificações para permitir a transferência de energia elétrica. Ele até mesmo reaproveitou um componente usado em um projeto anterior (o “magjack”) para possibilitar a gambiarra.

A abordagem usada pelo hacker foi bastante interessante, já que ele não abriu mão da porta padrão de transferência de energia, a qual permaneceu ativa como a fonte de energia principal do computador. Isso porque a tecnologia PoE foi concebida para alimentar principalmente dispositivos que demandam pouca potência, como modems e roteadores.

Nesse Mac mini modificado, portanto, a porta Ethernet passou a funcionar mais como um backup, podendo ser usada para alimentar o Mac mini em casos como uma queda de luz, por exemplo. Em vídeo publicado numa thread no Twitter X, Kuleshov mostrou como isso funciona na prática; ao alternar entre as duas diferentes conexões, o computador permaneceu funcionando normalmente.

O experimento foi feito com um Mac mini (M1), que consome apenas cerca de 6W em repouso e menos de 40W em uso extremo. Com o computador sendo alimentado exclusivamente pelo cabo Ethernet, as portas USB-C provavelmente não seriam capazes de alimentar dispositivos externos, por exemplo — o que dá ainda mais sentido à abordagem do hacker.

Publicidade

Obviamente, o trabalho de Kuleshov requer conhecimentos de engenharia avançados e não é recomendado para usuários convencionais — inclusive, possibilitando a perda da garantia do produto devido às modificações do hardware original. De qualquer forma, a ideia da porta Ethernet como backup é bastante interessante, não acham?!


Comprar Mac mini de Apple Preço à vista: a partir de R$6.749,10
Preço parcelado: a partir de R$7.499,00 em até 12x
Chip: M2 (CPU de 8 núcleos e GPU de 10 núcleos) ou M2 Pro (CPU de 10 núcleos e GPU de 16 núcleos)
Memória: 8GB, 16GB, 24GB ou 32GB
Armazenamento: 256GB, 512GB, 1TB, 2TB, 4TB ou 8TB
Ethernet: Gibabit Ethernet ou Gibabit Ethernet 10

NOTA DE TRANSPARÊNCIA: O MacMagazine recebe uma pequena comissão sobre vendas concluídas por meio de links deste post, mas você, como consumidor, não paga nada mais pelos produtos comprando pelos nossos links de afiliado.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Firefox 116 chega com atalhos no painel lateral, indicador de volume em PiP e mais

Próx. Post

Meta estaria testando chatbots de IA com várias personalidades

Posts Relacionados