O melhor pedaço da Maçã.

7 coisas que faltam no iPhone (inclusive no 3G)

Há quem diga que fãs da Apple são tão fanáticos pela empresa e seus produtos que acabam deixando de enxergar o lado negativo das coisas. Não é bem assim: em grande parte das vezes, os benefícios acabam pesando muito mais na balança, como é o caso do iPhone.

Publicidade

Eu diria que existem 7 coisas nada supérfluas que, se implementadas a curto/médio prazo pela Apple, farão dele realmente um produto difícil de se superar.

Steve Jobs e iPhone

A lista abaixo não possui ordem particular de importância, que fique claro:

Publicidade

Câmera + flash
Eu duvido muito que a Apple um dia incorpore um flash à câmera do iPhone, afinal, é mais um componente para poluir o visual externo do produto e comprometer a autonomia da sua bateria. Ainda assim, no mínimo, podemos esperar uma revolução na câmera em si para as próximas gerações: ter mantido o mesmo modelo de 2-megapixels da primeira geração do iPhone talvez tenha sido uma mancada, mas contribuiu para a queda de preço do aparelho. Quando ele chegar aos 5-megapixels, a coisa fica boa.

Flash
Ué, Flash de novo? Calma, esse é com letra maiúscula; falo do Adobe Flash. Assunto bastante discutido aqui no BLOG, a ausência da tecnologia certamente compromete (e muito!) a imagem do melhor aparelho com o melhor browser móvel para se navegar na internet. Difícil dizer quantos sites, hoje em dia, possuem conteúdos em Flash, mas com certeza não são pouca coisa. Apple e Adobe, pelo amor de Deus: resolvam logo esses “problemas” de performance e autonomia da bateria do iPhone rodando páginas com Flash!

Bateria substituível
Mais uma funcionalidade perdida em prol do design, mas eu diria também, neste caso, em prol da espessura do aparelho — o que não deixa de ser algo positivo, e ocorre também com o MacBook Air. Porém, torço para um modelo mais parrudo do iPhone (um análogo ao iPod classic, por exemplo), mesmo que mais espesso, mas com a possibilidade de trocarmos e andarmos com baterias extras para o telefone. Lá no Japão, esta falta parece ser crucial.

Publicidade

Gravação de vídeo
Mesmo com sua já decente câmera de 2-megapixels, por algum motivo qualquer o software nativo do iPhone não permite que usuários filmem seus amigos escorregando em cascas de banana. Já existem programas de terceiros que incluem tal possibilidade, mas é muito estranho a Apple não ter adicionado um botãozinho extra para filmar ao lado do que tira foto. Tá na hora!

Nada de copiar e colar
Esse talvez seja um dos pedidos de novos recursos mais antigos para o iPhone: copy & paste. Para um smartphone que se propõe a tantas funcionalidades e recursos bacanas — emails, mensagens, posts em blogs — como ele, isso é o mínimo. Muito se discute, porém, sobre a usabilidade do recurso: a Apple certamente não implementaria algo assim simplesmente por implementar; ela o fará da melhor forma possível.

MMS
MMS significa Multimedia Messaging Service: basicamente, são mensagens multimídia, isto é, as mesmas velhas conhecidas SMS com a possibilidade de incorporarem também imagens, vídeos e áudios. Todos os bons celulares que se prezem já contam com tal recurso há bastante tempo. A Apple, pelo visto, colocou isso para baixo na lista de prioridades do OS X iPhone.

Discagem de voz
Eu não uso, conheço poucos que gostam, mas trata-se de mais um diferencial que a Apple tem que se preocupar, sim, em implementar. Acho tal recurso bastante útil para quando você está dirigindo, por exemplo: olhar para a tela do iPhone e procurar o nome de alguém é muito mais complicado e perigoso do que simplesmente segurar uma tecla, falar o nome do seu amigo e esperar a ligação ser completada.

Publicidade

E você, possui mais alguma crítica ao iPhone? 🙂

[Dica do Edson Andrade, obrigado!]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

TIM quer ser a primeira a trazer o iPhone 3G ao Brasil

Próx. Post

iPhone 3G deve chegar antes na Nova Zelândia

Posts Relacionados