Um serviço introduzido em 2007, no lançamento do primeiro iPhone, permitia que usuários transformassem facilmente músicas adquiridas na iTunes Store em ringtones por apenas US$1 adicional. Esses arquivos poderiam ser adicionados ao smartphone da Apple e, quando o aparelho chamasse, tocaria um trecho escolhido, dando ao iPhone um pouco mais de personalidade e ajudando a promover seu bom gosto musical.
Após uma breve análise do novo centro de entretenimento digital da Maçã, lançado ontem, o Mac|Life notou que tal opção não está mais disponível: a partir de agora só é possível adquirir trechos prontos na iTunes Store acessada a partir de um iPhone — opção que infelizmente não temos no Brasil.
Apesar da inconveniência, a opção de comprar ringtones customizados permanece funcional na versão 9.2.1 do iTunes, para quem ainda não atualizou o aplicativo. Ah, toques ainda podem ser criados externamente (no GarageBand ou o usando a extensão .m4r
, por exemplo) e adicionados normalmente à sua biblioteca. Os arquivos que estavam nela antes do update, obviamente, permanecem inalterados.