A Advertising Age teve acesso a um documento interno do Google que continha detalhes confidenciais dos clientes da AdWords, listando seus gastos durante o mês de junho. Dentre as empresas cujas informações foram divulgadas estavam Apple, AT&T e Disney.
Segundo tais documentos, a Maçã gastou pouco menos de US$1 milhão com AdWords no mês de junho. Se a média mensal de gastos não for muito discrepante disso, podemos imaginar que o gasto anual seja de US$12 milhões. Para servir de referência, isso equivaleria a 2,4% dos mais de US$500 milhões investidos pela Maçã em publicidade durante 2009.
A Disney, companhia na qual Steve Jobs é o maior acionista individual, gastou pouco menos de US$500 mil no mesmo mês. A AT&T Mobile, por outro lado, investiu na AdWords mais de US$8 milhões só em junho, provavelmente para acompanhar os lançamentos do iPhone 4 e do BlackBerry Torch. Isso torna a telecom parceira da Maçã a maior cliente da AdWords, algo que condiz com seu perfil geral de anunciante peso pesado.
O Google não quis comentar o caso, mas declarou estar investigando quem poderia estar por trás deste vazamento de informações confidenciais. Mais gente pra ser demitida em pleno Labor Day — se bem que, neste caso, a demissão é o de menos: um processo civil (quem sabe também um penal) aguarda o responsável por essa brincadeira.
[via AppleInsider]