O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

iPod nano é desmontado: encontraram um pouco de vídeo, mas nenhum iOS dentro dele

iPod nano 6G desmontado; iFixit

É uma tradição e tanto: basta um produto novo da Apple ganhar o mundo e…

Publicidade

iPod nano 6G desmontado; iFixit

…ele fica parecendo saído de uma cena de “O Albergue”. O que se pode fazer, quando temos as pessoas da iFixit sempre dispostas a mostrar o que faz a magia da Apple acontecer? Neste caso, há um bocado de abracadabra fazendo o iPod nano de sexta geração ser tão pequeno quanto um shuffle, mas ainda assim contar com uma tela multi-touch e 24 horas de autonomia.

Abrindo iPod nano 6G; iFixit

Abrir o nano não é tão fácil, mas pelo menos não é impossível: envolve uma pistola de calor, um abridor plástico e muito jeitinho para lidar com os encaixes designed by Apple. Uma vez aberto, o nano revela-se 50% bateria e 50% chips.

iPod nano 6G aberto; iFixit

Dita bateria conta com capacidade de 105mAh, um pouco mais que o dobro da do shuffle (51mAh) — levando em conta que os dois são bem parecidos, a diferença permite alimentar a tela de LCD (240×240 pixels) durante os momentos de operação.

Chips e bateria do iPod nano 6G; iFixit

Para conferir todo o processo e saber onde estão os 11 parafusos deste pequeno notável, não deixe de visitar a página da iFixit.

Publicidade

· · ·

One more thing… Mudando de hardware para software, Erica Sadun, do TUAW, teve um momento íntimo e pessoal com um iPod nano e encontrou o seguinte fragmento de código entre as suas listas de propriedades internas:

Resquícios de código no iPod nano 6G; TUAW

Por que um gadget que não é capaz de reproduzir nem um clipe da Madonna tem tantas referências a TV e vídeo? Corta câmera daqui, corta Click Wheel dali, essas linhas foram ficando, foram sobrando… e chegaram ao produto final. Com uma tela daquele tamanho, isso só pode ser algum vestígio de quando o firmware do nano ainda estava sendo cozido na sopa primordial.

O que me leva a just another thing… O sistema operacional do nano usa multi-touch e tem ícones parecidíssimos com os do iOS, não é? As semelhanças param por aí: desde 1º de setembro já estava bem patente que o nano não roda o iOS, de acordo com o pessoal da Apple respondendo a perguntas no Yerba Buena Center. Então que sistema operacional seria esse?

Segundo apurado pela Softpedia, o desenvolvedor Steven Troughton-Smith tem a resposta, e ela veio nas asas de um pássaro azul: depois de mexer e remexer no firmware do iPod nano, Steven descobriu que o código de referência do gadget é N20 e que a versão de seu sistema operacional, seja lá qual for ele, é a 1.0.

Em outras palavras, não é o iOS nem o sistema de tradicional de iPods com Click Wheel. Estamos diante de algo totalmente novo, amigos!

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
iPod touch 4G desmontado; iFixit

iFixit põe as mãos num iPod touch 4G e acaba com o sonho: ele só tem 256MB de RAM [atualizado]

Próximo Artigo
Gotas com Aqua

Rapidinhas do MM: arte com Aqua, nanos superpoderosos, adeus ao VersionTracker e mais

Posts Relacionados