O melhor pedaço da Maçã.

Dicas de leitura: há dez anos, o Mac OS X chegava às mãos dos primeiros usuários

Mac OS X Public Beta - Ars Technica

Esta viagem foi intensa, pode ter certeza. Em 13 de setembro de 2000 a Apple pôs à venda em sua loja online um CD (sim, um Compact Disc) com a semente do que viria a ser uma revolução nos computadores pessoais: a versão beta pública do Mac OS X. Foi um começo intenso, cheio de idas e vindas, que certamente valeu cada gota de suor derramada pelos programadores da Maçã — mas graças a esse trabalho eu estou agora usando o Safari 5 para escrever este post no WordPress, enquanto o Snow Leopard cuida de toda a infraestrutura para eu não ter que pensar em mais nada.

Publicidade

Mac OS X Public Beta - Ars Technica

Para marcar esta data, alguns sites com bem mais que dez anos de bagagem resolveram relembrar o começo do sistema operacional mais avançado do mundo em textos saudosistas e cheios, abarrotados de informações valiosas para todo macmaníaco que honra seu Finder. São leituras extensas, mas que certamente valem cada segundo investido nelas.

O primeiro, bem hardcore, é do Ars Technica: um review de 16 páginas(!) da beta pública que hoje completa dez anos de existência [Safari Reader funciona]. É um texto longo e denso, que cobre desde o processo de instalação, passando por cada detalhe da belíssima e inovadora interface Aqua (a mesma que atualmente muita gente execra) até o desempenho dos principais aplicativos do sistema em máquinas da época, menos poderosas que um smartphone de hoje. Não é um texto para os fracos de coração.

Publicidade

O segundo, menos extenso e mais palatável, é uma recapitulação feita pela Macworld, que olha para as origens do Mac OS X na NeXT e sua chegada ao mundo, complementando a comemoração com três artigos paralelos. Um deles trata do que mudou de lá pra cá, outro aborda o significado pessoal do Mac OS X para Rob Griffiths e o último elege as dez maiores inovações que os grandes felinos da Apple nos trouxeram nestes anos.

But there’s one more thing… Os três vídeos abaixo são um resumo da Stevenote que ocorreu na Macworld Expo de 2000, em San Francisco, mostrando pela primeira vez o sucessor do Mac OS 9. Foi nesta apresentação que a notória (ou infame?) frase “Os botões são tão bonitos que dá vontade de lamber!” foi revelada, assim como muitas das coisas que hoje consideramos corriqueiras quando usamos nossos Macs — a reação das pessoas ao ver uma janela sendo minimizada pela primeira vez não tem preço.

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Ko4V3G4NqII[/youtube] [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=6-fkYFV7rOY[/youtube] [youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2GkoAa5718Y[/youtube]

Um brinde a mais 10 (ou 20) anos de vida ao Mac OS X! 😀

OBS: Sabemos que os textos recomendados e os vídeos inseridos neste post estão em inglês, mas infelizmente não temos tempo nem autorização legal para traduzi-los na íntegra — faríamos isso com todo o prazer, se não houvesse outros mundos a conquistar e reinos a invadir, mas a vida de um blogueiro não é só curtição e baladas.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

TIM realiza concurso cultural com três iPhones 4 via Twitter

Próx. Post

Review: UpStand, suporte para iPad da Just Mobile

Posts Relacionados