O melhor pedaço da Maçã.

iPhone 4S é lançado oficialmente na Índia; Siri já entende o sotaque indiano

iPhones 4S branco e preto

Conforme esperado, o iPhone 4S chegou hoje à Índia — aparentemente só aterrissou por lá e não em mais países, como esperávamos. Nos Estados Unidos e em Hong Kong, o lançamento foi um sucesso. Já na Índia…

Publicidade

iPhones 4S branco e preto

Os abusivos preços — que lembram muito os do mercado brasileiro — não empolgaram os indianos, que recepcionaram o novo smartphone da Maçã de uma forma bem fria. Lançado em seis grandes cidades (Bengaluru, Chennai, Delhi/NCR, Hyderabad, Kolkata e Mumbai), chegando a outras nos próximos dias, praticamente não existiam pessoas nas filas para adquirir o novo aparelho da Apple. Interessante notar que a estratégia indiana é a mesma da brasileira: usar celebridades no lançamento para atrair pessoas. Só que, mesmo assim, a coisa não deu muito certo.

Devido aos altos preços, o mercado paralelo virou uma opção real. Para se ter uma ideia, em Hong Kong, é possível comprar o smartphone desbloqueado de fábrica por US$653, enquanto que na Índia o valor mínimo (amarrado a um plano de dois anos), é de US$850. Por isso, não é difícil encontrar aparelhos honconguêses sendo vendidos por lá. O único problema — mais uma semelhança com o Brasil — é que não existe suporte, muito menos garantia para iPhones comprados no exterior, o que dificulta a troca em caso de problema.

Publicidade

Contudo, uma boa notícia para os indianos: a Siri ainda não fala hindi e, oficialmente, ela suporta apenas os sotaques americano, inglês e australiano da língua inglesa. Mas parece que a conversa entre a nova assistente virtual e um indiano (falando inglês) flui muito bem. Veja no vídeo abaixo:

YouTube video

Todavia, a limitação da Siri fora dos Estados Unidos continua. Além disso, dentro da Índia existem muitos sotaques diferentes — o do vídeo acima é do norte do país, enquanto que o sotaque mais comum é o do sul. Mas é impressionante ver que a Siri está evoluindo rápido. Estou curioso para saber quando poderemos conversar com ela em português (do Brasil, sil, sil!).

[via The Next Web: 1, 2]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Especial MM na “Black Friday”: Apple, Saraiva, EA, Gameloft, Namco, Pangea, Disney, Intego e muito mais! [atualizado 5x]

Próx. Post

GfK: Apple lidera pesquisa de fidelidade no mercado de smartphones, com 84% de retenção

Posts Relacionados