O melhor pedaço da Maçã.

Falha no iTunes dava privilégios a usuários comuns do Windows

iTunes

Uma vulnerabilidade no iTunes para Windows permitia a um usuário comum obter privilégios elevados no sistema operacional. Rotulada pela Apple como CVE-2023-32353, a falha foi devidamente corrigida na última atualização do software.

Publicidade

Descoberta pelo Synopsys Cybersecurity Research Center (CyRC) em setembro do ano passado, a vulnerabilidade consistia na criação de uma pasta privilegiada com controle de acesso fraco por parte do iTunes.

Criada com status de usuário do sistema assim que o app era instalado, ela podia ser controlada totalmente por todos os usuários do computador. Um usuário comum, portanto, poderia excluí-la, criar um link simbólico para o diretório do sistema e forçar uma reparação do MSI para recriá-la.

Com a pasta reinstalada, agora no diretório do sistema, o invasor poderia se utilizar desse privilégio para obter acesso ao computador a nível de administrador — mesmo sendo apenas um usuário secundário e com direitos teoricamente limitados.

Publicidade

Confirmada pela Apple em novembro, a vulnerabilidade foi devidamente corrigida na última versão do iTunes (12.12.9), já disponível na Microsoft Store.

Na página de suporte sobre a atualização de segurança, a Apple a descreve apenas como “um app pode elevar privilégios” e afirma ter corrigido o problema “por meio de melhorias nas verificações”.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Apple planeja abrir, reformar ou realocar 53 lojas até 2027

Próx. Post

Anker lança novos carregadores de 100W e 30W, mas sem GaN

Posts Relacionados