Ah, o marketing. Responsável por inúmeras obras-primas, mas também por muito lixo que somos obrigados a engolir todos os dias, ele muitas vezes mostra sua melhor face quando resolve enfrentar cara-a-cara a hegemonia vigente. A Apple que o diga — ao produzir um comercial criticando sua (então) maior rival, a IBM, ela de quebra conseguiu fazer uma das peças publicitárias mais celebradas de todos os tempos.
Agora, a Samsung vem — mais uma vez — atacar a sua maior rival no mundo dos smartphones, mas sem a sutileza que a Apple tinha há mais de 30 anos. Digamos que este novo comercial da linha Galaxy está muito mais para um “Get a Mac” que para um “1984”.
https://www.youtube.com/watch?v=R59TevgzN3k
O filme, intitulado “Samsung Galaxy: Growing Up” (“Samsung Galaxy: Crescendo”), acompanha um típico usuário fiel de iPhone desde 2007, que entrou nas longínquas filas para comprar o smartphone original da Maçã e seguiu com os modelos seguintes ao longo dos anos. Sua namorada, entretanto, é uma usuária dos indefectíveis dispositivos Galaxy, e em vários momentos o pobre rapaz acaba comparando a sua escolha negativamente em relação à da sua companheira.
Assim o é quando ele tenta tirar uma foto e o iPhone recusa-se a salvá-la por falta de espaço, assim o é quando os dois caem na água e apenas o Galaxy se salva, assim o é quando ele precisa usar um adaptador horroroso para que eles possam escutar músicas com um fone de ouvido “comum”… até que ele resolve passar para o outro lado da força. No fim, já equipado com seu Note8, o rapaz passa pela fila do iPhone X (notem o corte do cabelo de um dos integrantes da fila aos 0:53, a melhor coisa do comercial) e segue direto, transformado — um arco de personagem digno das melhores jornadas de herói.
Não vou negar que achei o filmete bem interessante — cutucando o principal concorrente com audácia, mas sem apelar para o mau gosto ou coisa do tipo. E vocês, o que me dizem?
via MacRumors
Atualização, por Rafael Fischmann 27/11/2017 às 09:50
Algumas semanas depois, quem respondeu à Samsung foi… a Motorola.
https://www.youtube.com/watch?v=Dw7verGkl5c
Num post do Facebook, ela escreveu:
Nós amamos seu anúncio, Samsung Mobile USA, mas achamos que você esqueceu do final… 😉
Round three. Fight!
via iClarified