O melhor pedaço da Maçã.
MM News

Receba os nossos principais artigos diariamente, por email.

Dep. de Justiça dos EUA pode forçar acordo entre grandes empresas de tecnologia sobre roubo de empregados

Departamento de Justiça (DoJ) dos Estados Unidos

Departamento de Justiça dos Estados UnidosVárias gigantes no mundo da tecnologia têm acordos entre si para evitar uma prática conhecida como “poaching” (algo como uma seduzir os funcionários da outra). Acontece que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos teme que esse tipo de prática tenha como resultado a manutenção de salários artificialmente baixos no setor, o que poderia prejudicar os trabalhadores.

Publicidade

Em negociações cujo objetivo é evitar uma amarga ida aos tribunais, o Dep. de Justiça chamou Apple, Adobe, Intel, Google, Intuit e até a Pixar Animation para discutir esses acordos, segundo conta o Wall Street Journal. As companhias alegam que essa é uma forma de facilitar a cooperação entre empresas em projetos sem que exista o temor de funcionários talentosos serem tentados constantemente — isso sem falar na questão dos segredos industriais. Já o órgão do governo vê nesse tipo de acordo uma maneira de controlar a carreira dos empregados e evitar que eles usem propostas externas para barganhar melhores salários e/ou condições de trabalho.

Se houver um consenso, os acordos deixarão de valer sem que nenhuma das empresas envolvidas tenha que admitir culpa. Caso contrário, a história vai para as cortes e, se as empresas perderem (o que é possível), uma avalanche de processos por parte dos empregados pode se seguir.

Você acha que companhias podem entrar em acordos amplos para evitar que uma seduza os funcionários das outras em prol da livre cooperação, ou esse tipo de conduta seria ilegal por prejudicar as chances de um empregado conseguir propostas melhores de trabalho? Deixe sua opinião nos comentários! 😉

[via AppleInsider]

Ver comentários do post

Carregando os comentários…
Artigo Anterior
Vídeo-chamada no Gmail

Google adiciona experimento ao Gmail Labs que melhora qualidade de vídeo-chamadas

Próximo Artigo
Ícone do Netflix

App do Netflix para iPad consegue enviar áudio usando o AirPlay; o que vem depois? [atualizado]

Posts Relacionados