O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedor compara animação em Flash e HTML5, chegando a um resultado interessante [atualizado]

Ícone do Adobe Flash Player

Por essa, eu não esperava. Chris Black, um desenvolvedor, resolveu testar a mesma animação rodando no Flash Player 10.1 e em HTML5, num Nexus One, e comparou com a performance obtida em um iPod touch de quarta geração. Veja só o resultado:

Publicidade
[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=sFFax1oYyBE[/youtube]

Em números brutos, o iPod conseguiu uma animação a 22 quadros por segundo (fps), enquanto o Nexus One usando HTML5/JavaScript chegou a 40fps. O resultado em Flash no “Google Phone”, porém, foi humilhante para o touch: 57fps, com animação suave mesmo ao mover a imagem ou dar zoom. Agora, a cereja no topo: usando o plugin da Adobe, o consumo de bateria do Nexus One cai pela metade em relação à execução em HTML5. Isso sem falar que o navegador do Android deu uma sambadinha no Mobile Safari, né? Você pode reproduzir o teste aqui [Flash/ActionScript] e aqui [HTML5/JavaScript].

A conclusão a que Black chega é interessante: HTML5 e Flash poderão coexistir no futuro, cada um sendo usado para uma finalidade diferente. Contudo, ele concorda que em 2007 não faria sentido colocar o plugin no iPhone (seria uma droga), mas acredita que o trabalho da Adobe já mudou esse cenário. Se ao menos o Flash Player não fosse um ponto de vulnerabilidade a mais, com um desempenho desses ele seria viável em plataformas móveis.

[via Fortune Tech]

Atualização (20/9)

Parece que a alegria da Adobe não durou muito: bastou uma pequena otimização no código para a taxa de quadros por segundo dobrar no iOS, segundo disse Ryan Gibson no Twitter (confira o código novo aqui e compare com o original). Charles Ying também opinou, apontando o fato de o contador de quadros em HTML5 ser atualizado 15 vezes mais rápido que o em Flash, algo que distorce o resultado.

Alguém se habilita a otimizar o código em Flash e ver se conseguimos os mesmos ganhos?

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Casa de ferreiro: aplicativo Apple Store recebe mais um update, mas ainda não foi adaptado para iPads

Próx. Post

Agora sim: GV Mobile + chega à App Store; saiba quando ele estará disponível gratuitamente

Posts Relacionados