O melhor pedaço da Maçã.

Apple suspende pedidos da Pegatron após violações trabalhistas

Casimiro PT / Shutterstock.com
Pegatron em um navegador com lupa

A Apple suspendeu novos pedidos da Pegatron após descobrir violações trabalhistas em algumas das instalações da sua fornecedora taiwanesa. Mais do que isso, a Apple tomou conhecimento que a Pegatron estava falsificando sua papelada para encobrir essas violações, como divulgado em uma reportagem da Bloomberg1Matéria fechada para assinantes..

Publicidade

A Pegatron é uma das maiores parceiras da cadeia de suprimentos da Apple, fabricando vários produtos — incluindo alguns dos novos iPhones. Após as acusações, a empresa entrou para a “lista de restrição” da Apple, por assim dizer, e não poderá fechar nenhum novo negócio até que a questão seja resolvida.

Mais especificamente, a fornecedora estaria obrigando estagiários a trabalharem em turnos noturnos e horas extras sem remuneração, situação que vai de encontro com o código de conduta de fornecedores da Apple.

Temos um rigoroso processo de revisão e aprovação para qualquer programa de estágio, o que garante que o trabalho do estagiário esteja relacionado à sua especialização e proíbe horas extras ou turnos noturnos. A Pegatron classificou incorretamente os alunos trabalhadores em seu programa e falsificou a papelada para disfarçar violações do nosso código, permitindo que os alunos trabalhem à noite e/ou horas extras e, em alguns casos, realizem trabalhos não-relacionados ao seu curso.

Em um comunicado, a Pegatron afirmou que, assim que tomou conhecimento da atividade irregular, “retirou imediatamente os estagiários das linhas de produção e está trabalhando para tomar as providências adequadas para que [os estagiários] recebam uma compensação adequada, juntamente com todo o suporte e cuidado necessário”.

Publicidade

Não está claro quais pedidos a Pegatron não receberá mais ou se a Apple impôs algum limite de tempo. O trabalho da Pegatron na montagem de iPhones deve continuar, no entanto, pelo menos até que o pedido atual seja concluído.

Vale notar que tanto a Apple quanto suas fornecedoras foram acusadas de violações trabalhistas no passado, motivo pelo qual a gigante de Cupertino tem tentado controlar essas questões a partir de relatórios anuais e sanções como as que estão sendo aplicadas à Pegatron.

Notas de rodapé

  • 1
    Matéria fechada para assinantes.

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Quadrilha rouba vários iPhones em segundos no Recife

Próx. Post

Navegador que dá acesso ao Stadia retorna à App Store

Posts Relacionados