O melhor pedaço da Maçã.

Ligando pontos: é publicada a patente da Apple que descrevia o iPad e o iPhone

Em seu famoso discurso para os alunos da Universidade de Stanford, Steve Jobs disse que é impossível “ligar os pontos” olhando para a frente — a mesma tarefa, porém, é fácil quando se olha para o passado. Sabendo disso, é interessante parar um momento para observar como isto…

Publicidade

…virou isto.

Mãos segurando iPad com iBooks aberto

O Escritório de Marcas e Patentes dos Estados Unidos publicou hoje a mãe dos gadgets com telas capacitivas sensíveis ao toque designed in Cupertino. Intitulado “Hand held electronic device with multiple touch sensing devices”, o documento foi enviado para apreciação em 26 de abril de 2005 e de certa forma ratifica a história que Jobs contou durante a D8: All Things Digital, dizendo que a ideia de uma tablet veio antes do smartphone.

Patente do iPhone - Patently Apple

Na imagem acima vemos os diagramas que mostram o esquema de um iPhone. Vale notar a completa ausência de qualquer senso estético (quem diria que isso ia virar um produto sexy?) e a presença de sensores/botões laterais.

Patente do iPad - Patently Apple

O iPad não mudou muito em relação ao diagrama original, de tão simples que é seu conceito: uma tela sensível ao toque com o tamanho aproximado de uma página. Interessante como ele também contava com sensores em sua carcaça na sua concepção inicial, neste caso atrás.

Outra informação que as imagens nos trazem é que iPhone e iPad desde o começo foram concebidos com a ideia de operação com uma e com ambas as mãos, respectivamente. Enquanto um tem foco em praticidade, o outro abre mão de um pouco dela em prol de funcionalidade adicional.

Olhando para este desenhos hoje é muito fácil perceber a relação com os dois produtos que mudaram o mercado de tecnologia, mas será que seremos capazes de ver as patentes de hoje e imaginar como serão os gadgets de 2015? 😉

Publicidade

. . .

Além desta, outras patentes publicadas hoje foram duas relacionadas a design: a aparência externa dos iPhones 3G e 3GS e o ícone que dá acesso às músicas em iPods touch.

Patente de design do ícone Music

[via Patently Apple]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Segunda opinião: ouvir música alta no iPod faz mal, mas não tanto quanto se imaginava

Próx. Post

Apple e Facebook teriam discutido sobre o Ping durante pelo menos 18 meses

Posts Relacionados