O melhor pedaço da Maçã.
Barry Paterson / Shutterstock.com
Portas USB-C/Thunderbolt do MacBook Pro de 15 polegadas com Touch Bar

Quais as diferenças entre o USB-C e o Thunderbolt 3/4?

Quem vê de longe uma porta USB-C e uma Thunderbolt 3 ou 4 pode até acabar se confundindo. Afinal de contas, elas possuem as mesmas características visuais — ou seja: podem ser plugadas de ambos os lados e são um pouco maiores que uma porta Lightning (criada pela Apple).

Publicidade

Engana-se, porém, quem pensa que elas são a mesma coisa. Além da nomenclatura, a tecnologia por trás de uma “simples” porta USB-C é bem diferente de uma Thunderbolt.

Nos parágrafos a seguir, confira as diferenças entre uma porta USB-C, uma Thunderbolt 3 ou 4.

USB-C

A porta USB-C acabou sendo rapidamente adotada como padrão de (quase) toda a indústria quando se trata de conector.

Publicidade

Desenvolvida pelo USB Implementers Forum — que reúne diversas empresas, entre elas a Apple —, ela tem como principal característica a possibilidade de poder ser usada de qualquer lado (assim como a Lightning).

Além disso, ao menos na teoria, é possível usar um único cabo para recarregar seu smartphone, tablet e computador, o que acaba com a infinidade de cabos com formatos diferentes para cada aparelho.

Novo MacBook
O finado MacBook de 12″ foi o primeiro da Apple a ter uma porta USB-C.

Na prática, porém, isso é um pouco mais complicado do que parece. Isso porque há espécies de “subtipos” de portas USB-C, ou seja, cada uma suportando uma velocidade de transferência diferente — que pode variar de 5Gbps a até 20Gbps. Além disso, elas são capazes também de oferecer até 100W potência.

Thunderbolt 3 e Thunderbolt 4

As portas Thunderbolt 3 e 4 são visualmente idênticas a uma USB-C comum. Porém, as suas especificações são bem diferentes. Ambas desenvolvidas pela Intel (e com auxílio da Apple), elas permitem uma transferência de dados ainda maior que as portas USB-C comuns.

Cabo Thunderbolt 4 de 3 metros
O cabo Thunderbolt 4 Pro da Apple, identificado com o símbolo de um raio.

Mesmo com ambas suportando uma largura de banda total de 40Gbps, a Thunderbolt 3 pode ter, minimamente, 16Gbps, enquanto que na Thunderbolt 4, esse número chega a 32Gbps.

Publicidade

Com relação ao número de monitores externos suportados, a Thunderbolt 3 suporta um monitor 4K, enquanto que a Thunderbolt 4 pode suportar dois desses monitores 4K ou um deles na resolução 8K.

Publicidade

Mesmo com essas diferenças, não é necessário se preocupar com a retrocompatibilidade entre os dois tipos de portas — já que ambas usam o padrão USB-C. Ou seja, você pode conectar dispositivos USB-C a portas Thunderbolt 3/4, mas a inversa não é verdadeira.

Como saber se uma porta USB-C suporta Thunderbolt?

Em se tratando do mundo dos PCs, as empresas normalmente costumam sinalizar quando uma porta é Thunderbolt por meio do símbolo dela próximo ao conector (representado por um raio) — coisa que a Apple fazia também até um tempo atrás.

Atualmente, porém, a Maçã não faz mais isso em seus notebooks (nos Macs mini e Pro, o símbolo de raio segue aparecendo na traseira). Até porque todas as portas USB-C presentes nos Macs são Thunderbolt 3 ou 4 — com exceção do finado MacBook de 12 polegadas.

Como saber se a porta é USB-C ou Thunderbolt pelo sistema?

Caso ainda tenha dúvida, confira a informação das portas indo até a seção Relatório do Sistema no macOS.

Para isso, busque por “Informações do Sistema” na pasta “Outros” do Launchpad ou, se preferir, clique no menu Apple (no canto superior esquerdo), vá até Sobre Este » Mac Mais Informações… » Relatório do Sistema…. As informações sobre a(s) porta(s) estará(ão) na lateral esquerda.

Quais Macs contam possuem uma porta Thunderbolt 3 ou 4?

Macs com portas Thunderbolt 3

MacBook Pro com Thunderbolt 3
  • MacBooks Pro de 13″, 15″e 16″ lançados entre 2016 e 2020
  • MacBook Air de 13″ (2018 e posteriores)
  • Mac mini (2018 e 2020)
  • iMac de 21,5″ (2017 e posteriores) e iMac de 27″ (Retina 5K, 2017 e posteriores)
  • Mac Pro (2019)
  • Studio Display
  • Pro Display XDR

Além dos Macs citados acima, os iPads Pro de 11″ (3ª geração e posteriores) e de 12,9″ (5ª geração e posteriores) também são equipados com uma porta Thunderbolt 3.

Com relação aos smartphones, é muito provável que a Apple também leve essa conexão para a linha “iPhone 15”, mas ainda é incerto se isso valerá para toda a linha ou apenas para os modelos “15 Pro” e “15 Pro Max”.

Macs com portas Thunderbolt 4

  • MacBooks Pro de 14″ e 16″ (2021 e posteriores)
  • Macs mini com chips M2 e M2 Pro (2023)
  • Mac Studio (todas as gerações)
  • Mac Pro (2023)

Deu para entender bem as diferenças?! 👨‍💻

via PCMag, Intel

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Magic Keyboard ou Smart Keyboard Folio: qual eu devo escolher?

Próx. Post

Apoia o MM no Patreon ou no Catarse? Muito obrigado!

Posts Relacionados