O melhor pedaço da Maçã.

Segunda opinião: ouvir música alta no iPod faz mal, mas não tanto quanto se imaginava

Silhueta com fones de ouvido

A sabedoria parental (“ABAIXA O SOM, MENINO!!”) e estudos científicos sempre cantaram em harmonia ao pregar que ouvir música alta demais usando fones de ouvido pode causar a perda permanente da audição. Mais ainda: a onipresença de tocadores de música portáteis, como o iPod, estaria levando os mais jovens a ficarem duros de ouvido mais cedo.

Publicidade

Silhueta e iPod

Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Minnesota e publicado no Journal of Speech, Language, and Hearing Research, porém, reduz os níveis de alarme: a nova pesquisa aponta que cerca de 10% dos jovens com diagnósticos de perda de audição por causa de sons nocivos foram vítimas, na verdade, de falsos-positivos causados por imperfeições nos testes.

Antes de correr para liberar os limites de volume nos iPods de seus filhos, porém, ouça o que Bert Schlauch, que conduziu o estudo, tem a dizer: “Nossas descobertas não querem dizer que as pessoas não devem se preocupar com exposição a sons altos […]. Os danos podem se acumular com o tempo e não aparecerem até o indivíduo ser mais velho. Para todos os sons, o risco aumenta com a intensidade e o tempo de exposição, particularmente de sons contínuos.”

Publicidade

Ou seja, continue usando de cautela na hora de curtir suas músicas. 😉

[via Wired]

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

MacMagazine participará do 2º iLearn da Hi Soluções, em Blumenau (SC)

Próx. Post

Ligando pontos: é publicada a patente da Apple que descrevia o iPad e o iPhone

Posts Relacionados