O melhor pedaço da Maçã.

Serviço Uber chega ao Brasil (RJ e SP) e desperta a ira de taxistas

App Uber para iPhones/iPods touch

Já tentou pegar um táxi no Rio de Janeiro ou em São Paulo em dias de chuva/horários de pico? Pense nisso — já volto a este ponto enquanto falo da minha experiência com o serviço/app Uber, o qual usei muito nas minhas duas últimas viagens aos Estados Unidos. Ele está chegando ao Brasil e definitivamente pode resolver esse problema — e, por isso, está causando uma grande polêmica.

Publicidade
App Uber para iPhones/iPods touchApp Uber para iPhones/iPods touch

O Uber conecta motoristas e passageiros de uma forma muito parecida com aqueles serviços de táxis atuais. Você abre o app, informa onde está e solicita um carro. O motorista que estiver mais próximo de você e que aceitar a corrida “corre” para lhe buscar. Você entra, ele lhe leva até o local desejado e você paga um preço determinado pelo trajeto percorrido. Até aí nenhuma grande novidade, certo? Errado!

Se não fosse por um detalhe — falarei sobre ele depois —, qualquer um que tenha um carro disponível pode virar um motorista e começar a ganhar dinheiro oferecendo seu veículo como meio de transporte. Teríamos muito mais opções nas ruas para os passageiros. E em cidades como San Francisco e Nova York, onde a demanda por táxis é muito alta e a taxa de desemprego não é das melhores, o serviço está virando uma febre.

Em junho estive em San Francisco para um evento e o Breno Masi já havia comentado sobre não gastar dinheiro com táxi (falando para eu baixar o Uber, que estavam falando muito bem dele na cidade e que algumas corridas poderiam sair até mesmo mais em conta). Confesso que num primeiro momento achei estranho o fato de pegar um carro de uma pessoa “qualquer”, até que meu amigo Diego Negrelli, que chegou dias antes de mim à cidade, falou que testou o app e achou fantástico. Logo depois eu pude comprovar tudo, compartilhando algumas corridas no Uber com ele.

Publicidade

Alguns pontos relevantes sobre o serviço:

  • É relativamente fácil informar o local onde você está.
  • Ao se cadastrar, você precisa colocar os dados de um cartão de crédito ou uma conta PayPal. Desta forma, você não precisa ficar andando com dinheiro para pagar a corrida.
  • Geralmente os carros do Uber são mais bacanas do que os táxis que costumamos pegar — ao menos nos EUA, se compararmos com os carros meio velhos que fazem esse tipo de transporte por lá.
  • Os motoristas são avaliados após as corrida através do app, então geralmente são muito educados durante o trajeto.
  • Está em dúvida se vale a pena (financeiramente) utilizar o serviço? Tanto pelo site quanto pelo app existe a opção de estimar a tarifa tirando como base o local onde você está e para onde deseja ir.

Você escolhe o “tipo de Uber” que quer chamar. Eis as categorias existentes nos EUA:

  • UberX: carros mais populares — geralmente a corrida sai mais barato do que em táxis.
  • UberTAXI: um táxi normal, com a vantagem de não precisar mexer com dinheiro.
  • UberBLACK: um sedan com um motorista particular, ideal para situações mais chiques.
  • UberSUV: para casos nos quais você precisa de mais espaço (para pessoas ou malas).
  • UberLUX: carros de luxo; nada mau sair para jantar em uma Mercedes-Benz ou similar, certo? 🙂

Carros do serviço Uber

Além de você não precisar tocar em dinheiro, pode dividir a corrida com um amigo diretamente pelo app — neste caso o seu amigo também precisa ter uma conta no Uber.

Publicidade

Minha experiência em Nova York foi ainda melhor do que em San Francisco. Normalmente, em NYC, os taxistas decidem se param para lhe atender e depois ainda decidem se querem lhe levar dependendo do local aonde você deseja ir — além de serem normalmente carros bem antigos. Com o Uber, só tive boas experiências: carros novos, motoristas muito educados que davam dicas sobre a cidade, etc. Por lá, só fiz boas avaliações: seis corridas feitas e seis avaliações com cinco estrelas.

Existem algumas regras para virar motorista do Uber. É preciso fazer um registro pelo site, enviar documentos que comprovem que você é capaz de prestar esse tipo de serviço, ter um carro compatível, entre outras coisas. Só após o motorista ser avaliado ele poderá fazer parte da equipe do Uber.

Publicidade

O serviço chegou silenciosamente ao Brasil, começando pelo Rio de Janeiro e, aos poucos, em São Paulo — por enquanto apenas com a opção UberBLACK, que conta com os carros Toyota Corolla, Ford Fusion, Honda Civic, Chevrolet Zafira e Hyundai Azera.

Mas mesmo de mansinho, ele já causando a maior polêmica. Isso porque, de acordo com as leis brasileiras, o transporte de passageiros deve ser exclusivamente feito por taxistas — e depende de um alvará para isso. Tanto RJ quanto SP não estão emitindo mais novos alvarás pois dizem que já existem táxis suficientes para a população — hoje em dia só é possível conseguir um através de doação ou outros meios — não necessariamente legalizados — de transferência (tipo venda ou aluguel de alvarás).

O sindicato dos taxistas está movendo ações para proibir o serviço nessas cidades e, futuramente, em outras. Mas isso não é novidade para o Uber: se o impacto nos serviços de táxis é relativamente alto, sinal de que a ideia do serviço é muito boa.

Serviço Uber

Eu particularmente gostei muito e tive boas experiências com o serviço, mas tenho receio de que o “jeitinho brasileiro” acabe atrapalhando o registro de novos motoristas — consequentemente, baixando o nível do Uber. Por enquanto só podemos esperar para ver no que vai dar — só o tempo dirá se o serviço vinga ou não em cidades brasileiras, isso se essa barreira imposta por taxistas for ultrapassada.

Para terminar, mais uma vantagem que não vemos em serviços de táxis por aí: se você indicar o Uber e a outra pessoa se cadastrar, tanto você quanto o cadastrado ganham US$30 de crédito para utilizar numa corrida. Quando a sua conta estiver criada, você também ganha um link para compartilhar com amigos e se beneficiar. Se você gostou do serviço e quer se cadastrar, não custa nada utilizar o meu link. 😉


Ícone do app Uber: Viajar é econômico
Uber: Viajar é econômico de Uber Technologies, Inc.
Compatível com iPadsCompatível com iPhones
Versão 3.607.10000 (454.7 MB)
Requer o iOS 15.0 ou superior
GrátisBadge - Baixar na App Store Código QR Código QR

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

↪ Preview: veja como diferentes apps poderão interagir entre si no iOS 8

Próx. Post

Famoso aplicativo Shazam é lançado para OS X

Posts Relacionados