Vai entender o mercado: numa hora dizem que o iPad está barateando memórias DRAM para PCs; na outra, o DigiTimes conta que painéis de LCD para netbooks estão encarecendo. Afinal de contas, o iPad vai fazer os preços de computadores tradicionais subir ou cair?
O fato é que fabricantes deste tipo de componente acham tablets um negócio muito mais lucrativo que computadores de baixíssimo custo, que quase não dão lucro (o “quase” é opcional). Agora que o foco do mercado está todo direcionado para o iPad, único em sua categoria de qualidade, funcionalidade e preço, e as vendas de netbooks estão caindo a ponto de arrastar outras categorias consigo, as empresas preferem direcionar seus esforços para alimentar a demanda por esses gadgets, a qual se recusa terminantemente a cair.
Samsung e LG Display, que fornecem painéis para a Apple, viram sua produção quase dobrar em poucos meses. Outras empresas, como AU Optronics e Chimei Innolux, reduziram seus carregamentos quase à metade no mesmo período. Para estas companhias, interromper a produção, voltar só quando houver pedidos e aumentar os preços pode ser a única saída para não perder dinheiro — o que pode piorar ainda mais a situação dos netbooks no mercado. Vale destacar que a AUO apresentou a menor das quedas, talvez graças a uma parceria de sua subsidiária Cando com a Maçã.
Talvez o iPad seja mesmo mágico: como um produto consegue mover o mercado de forma tão dramática, nunca vou entender.
[via 9 to 5 Mac]