O melhor pedaço da Maçã.

Desenvolvedores expõem inconsistência da revisão da App Store

O sistema de revisão da loja aprovou até mesmo uma conta de desenvolvedor com um endereço falso

De todos os serviços e plataformas da Apple, a App Store com certeza é a que tem dado mais dor de cabeça nos últimos tempos tanto para a própria empresa quanto para os desenvolvedores. Enquanto a loja é alvo constante de órgãos antitruste, de praticamente todos os cantos do mundo, criadores de aplicativos não têm poupado críticas quando o assunto são as diretrizes de revisão da plataforma.

Publicidade

Desta vez, um grupo de desenvolvedores aproveitou para compartilhar algumas experiências um tanta curiosas com o sistema de review da loja de aplicativos — o que inclui, até mesmo, o uso de endereços falsos retirados de unidades do McDonald’s para burlar a verificação da plataforma. Ouvidos pelo Mobilegamer.biz, eles contaram como a empresa é extremamente inconsistente nas suas análises ao mesmo tempo em que deixa passar apps fraudulentos a torto e a direito.

Como alguns dos relatos falam de verdadeiras fraudes, o veículo escolheu não revelar a identidade dos desenvolvedores que, de acordo com as informações, são criadores de jogos de “todos os tipos e tamanhos”. Alguns deles, inclusive, disseram que acabaram deixando o iOS para trás após bater cabeça com os revisores da App Store:

Um dos principais [problemas] que me lembro era com um jogo de três anos de idade que, de repente, começou a receber rejeições ininterruptas por uma variedade de razões imprecisas, sendo que cada rejeição era diferente. Na rejeição número 12, a Apple usou a política 4.2: “Isso não é entretenimento”, que era impossível de contornar.

No fim, acabamos desistindo e focamos apenas no Android, onde o jogo ainda é superpopular.

Outro relato explica como é fácil aprovar um app mesmo que ele tenha um recurso que viole as regras da App Store embutido em seu código, principalmente se a sua conta de desenvolvedor for nova. De acordo com os desenvolvedores, essa tática poderia ser facilmente controlada pela Apple caso a empresa realmente verificasse o código dos apps.

Publicidade

Você vê esses relatos de, tipo, aplicativos de VPN que apenas roubam os dados do seu telefone? Essas coisas são tão fáceis de passar pela revisão. Você pode enviar um aplicativo ou um jogo básico com uma nova conta de desenvolvedor e ativar os recursos assim que o aplicativo passar pela revisão.

Enviamos jogos para revisão sem as coisas que a Apple poderia considerar controversas, mas apenas as ativamos remotamente mais tarde.

Sabendo que a Apple, aparentemente, não se importa muito com apps de criadores novos, os desenvolvedores realizaram um teste para ver quantas contas eles conseguiriam criar usando endereços falsos. Segundo os relatos, os revisores da Apple nem sequer se importaram em investigar a identidade das contas muito afundo.

Descobrimos que a Apple não se preocupa de verdade em verificar se a sua empresa é real ou não durante o processo de verificação. Conseguimos que nossos artistas fizessem o Photoshop da documentação e usamos diferentes McDonald’s como endereços das empresa. Um representante da Apple ligava para verificar se éramos pessoas reais e éramos aprovados.

Alguns dos relatos não podem ser verificados, mas outros são bastante parecidos com reclamações antigas de desenvolvedores. O Mobilegamer.biz chegou a entrar em contato com a Apple para conseguir algum comentário, mas até a publicação deste artigo, a companhia ainda não respondeu.

via AppleInsider

Ver comentários do post

Compartilhe este artigo
URL compartilhável
Post Ant.

Beosound A5 é uma caixa modular com carregador Qi integrado

Próx. Post

Nosso podcast está concorrendo ao prêmio iBest 2023!

Posts Relacionados